As Imagens Dialéticas de Walter Benjamin na Montagem de Godard

Authors

  • Daniel Melo Ribeiro

Abstract

Este estudo propõe uma reflexão sobre as imagens na comunicação. Para isso, serão resgatados os conceitos de imagem dialética e montagem em Walter Benjamin. Argumenta-se que a imagem dialética em Walter Benjamin vai além de sua concepção de aura proporcionando um entendimento mais amplo sobre o próprio estatuto das imagens. Em outras palavras, Benjamin nos fornece subsídios conceituais para aprofundarmos nos estudos sobre a representação imagética dos objetos do mundo contemporâneo, em sua relação com a história e a memória. Nosso objeto de análise é a obra videográfica The Old Place (1998), de Jean-Luc Godard e Anne-Marie Miéville. As conexões entre o pensamento de Benjamin e a obra de Godard são amparados, principalmente, pelas considerações de Georges Didi-Huberman.

 

PALAVRAS-CHAVE: imagem; montagem; Benjamin; Godard; arte.

How to Cite

Ribeiro, D. M. (2016). As Imagens Dialéticas de Walter Benjamin na Montagem de Godard. PARALAXE, 4(1), 22–47. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/30999

Issue

Section

Artigos