“A pilhéria cruel e a brincadeira inofensiva”: Lustspiel e filmes, heróis e anti-heróis segundo Walter Benjamin

Authors

  • Carla Milani Damião

Abstract

Proponho nesse artigo comparar trechos de escritos de Walter Benjamin, nos quais o aspecto lúdico constitui uma importante fonte de constituição das figuras do herói e do anti-herói. Trata-se de, por um lado, definir o papel heroico do demoníaco no Lustspiel, de como este adentra no Trauerspiel, travestido nas figuras de anti-heróis como o Iago de Shakespeare; e, por outro, refletir comparativamente sobre como as personagens de filmes de comédia recuperam essa dimensão do lúdico, seja nas vestes maltrapilhas do vagabundo de Chaplin, seja no animismo brutal dos filmes de animação americanos. Entre as várias mediações possíveis entre um texto e outro e em cada um em particular, faremos uma breve remissão à definição de herói moderno presente no ensaio “O narrador” e em sua teoria da modernidade, cujo objetivo será de contrastá-la com a figura heroica e anti-heróica construída nos demais textos.  

Palavras-chave: Tragédia; Trauerspiel; Lustspiel; herói, anti-herói.

How to Cite

Damião, C. M. (2016). “A pilhéria cruel e a brincadeira inofensiva”: Lustspiel e filmes, heróis e anti-heróis segundo Walter Benjamin. PARALAXE, 4(2), 32–48. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/31006

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