Entre outras oniromancias: dos gregos aos ameríndios
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-9215.2020v7n1D6Keywords:
Oniromancia, Foucault, Artemidoro, Paul Veyne, Ameríndios.Abstract
Este artigo visa navegar por três caminhos distintos. O primeiro deles sendo a Grécia Antiga através de Artemidoro, em especial a partir de sua absorção por Foucault; o segundo sendo a Roma Antiga, tal como trabalhada por Paul Veyne na análise de Constantino; e o terceiro caminho sendo constituído a partir de uma série de relatos etnográficos acerca das comunidades ameríndias sul-americanas. Este trajeto teórico será feito no intuito de se mostrar possibilidades analíticas outras para aquilo que se entende enquanto oniromancia, isto é, a análise dos sonhos, que não foram enquadradas pela modernidade ocidental.
References
ALMEIDA, F. R. Estar em movimento é estar vivo. Territorialidade, pessoa e sonho entre famílias tupi guarani. Orientação: Dominique Tilin Gallois. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade de São Paulo, 2016.
ARTEMIDORO. Sobre a interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2009.
DESCOLA, P. Outras Naturezas, Outras Culturas. São Paulo: Editora 34. 2016.
_____. Modes of being and modes of predication. Journal of Ethnographic Theory, Cambridge, v. 4, n. 1, 2014.
FOUCAULT, M. “Technologies of the self”. In: Hutton, P.H.; Gutman, H.; Martin, L.H. Technologies of the Self. A Seminar with Michel Foucault. Anherst: University of Massachusetts Press, 1988, pp, 16-49.
_____. História da Sexualidade 3: O Cuidado de Si. Rio de Janeiro: Graal, 2002.
ROMERO, F. L. Ajapüjawa (Espírito do Sonho) em rituais de Morte e Vingança Wayuu. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 117-146, 2010.
_____. Corpo, sangue e território em Wounmaikat (Nossa Mãe Terra): Uma etnografia sobre violência e mediações de alteridades e sonhos entre os wayuu na Colômbia e na Venezuela. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.
MELLO, F. C. Aetcha nhanderukuery karai retarã. Entre deuses e animais: xamanismo, parentesco e transformação entre os Chiripá e Mbyá Guarani.Orientação: Oscar Calavia Saez. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.
NIMUENDAJU, C. As lendas de criação de destruição do mundo como fundamentos da religião dos Apapocúva-guarani. Edição Crítica da Etnologia Brasileira, V. 1. São Paulo:Editora da USP/ Hucitec, 1954.
SANTOS, A. O.; TRINDADE, T. F. Tecnologia dos sonhos em Artemidoro, Freud, Jung e nos Warlpiri. Fractal, Rev. Psicol. [online], vol.26, n.2, 2014, pp.309-326.
da Silva, G. R. (2020). A IMAGEM DE SI: ENTRE OBEDIÊNCIA E SUBJETIVIDADES DISSONANTES. Cippus, 8(2), 59-67. Disponível em: https://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Cippus/article/download/6917/pdf
da Silva, G. R. (2019). Entrevista: Casal Clastres, com Renato Sztutman. Revista Alabastro, 1(12), 6-15. Disponível em: http://revistaalabastro.fespsp.org.br/index.php/alabastro/article/download/250/139
VEYNE, P. Quando nosso mundo se tornou cristão [312-394]. Trad. Marcos de Castro. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011.
DA SILVA, G. R. (2019). THE WORLD AS AN ASYLUM: BETWEEN CELEBRITIES AND MEDICINE. Occursus, 4(2), 278-288. Disponível em: http://www.academia.edu/download/63556619/OCCURSUS20200607-47494-13gn7wn.pdf
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.