Nietzsche contra os elementos dramático-musicais dos drazmas de Richard Wagner
Abstract
Temos a intenção neste artigo de compreender as críticas de Friedrich Nietzsche ao compositor Richard Wagner a partir dos dramas musicais do compositor alemão. Assim, nosso objetivo é realizar uma “leitura” das partes internas presentes nas obras musicais do compositor alemão, a saber, os leitmotiv e a melodia infinita (unendliche Melodie). Assim, tentaremos compreender as principais características desses elementos, de modo que essa leitura nos possibilite analisar qual a similaridade existente entre Wagner e a modernidade, no contexto do pensamento nietzscheano. Portanto, nossa tarefa não é – através desse desvelar dos princípios composicionais de Wagner - apenas mostrar de que maneira Wagner é visto por Nietzsche como o representante décadent par excellence da modernidade, mas como os seus elementos dramático-musicais são meios para “hipnotizar” o homem moderno. Para a realização de nossos objetivos nos utilizaremos de fragmentos da partitura de O Anel do Nibelungo (Der Ring des Nibelungen), de Wagner e, também, da obra de Nietzsche intitulada "O Caso Wagner" (Der Fall Wagner).
Palavras-chave: Nietzsche, Wagner, Leitmotiv, melodia infinita.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.