O “poeta lírico” de Nietzsche contra a teoria estética alemã

Autores

  • Marco Antonio Sabatini

Resumo

Nietzsche concebe Homero e Arquíloco, em O nascimento da tragédia, com base nos impulsos apolíneos e dionisíacos. Ele distingue as características entre a poesia épica e a poesia lírica a fim de fundamentar suas hipóteses sobre a Grécia Antiga. Dessa forma, se torna impossível compreender a tragédia grega nietzschiana se não levarmos em conta a importância primeva do “poeta lírico” em sua filosofia. No entanto, inúmeras concepções da Teoria Estética Alemã consideraram frequentemente a poesia lírica com um valor secundário. Pretendo, portanto, demonstrar, a partir de algumas noções sobre o “gênio”, como o “poeta lírico” de Nietzsche se contrapõe a grande parte de sua tradição teórica.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia lírica; Arquíloco; Gênio

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Como Citar

Sabatini, M. A. (2014). O “poeta lírico” de Nietzsche contra a teoria estética alemã. PARALAXE, 2(1), 65–80. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/31119

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Artigos