DEMANDA E PRODUTIVIDADE EM MEDICINA DIAGNÓSTICA: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Os serviços de medicina diagnóstica são perecíveis e a demanda é variável, características que dificultam a maximização dos resultados. A literatura do marketing de serviços fornece ao gestor conhecimento para lidar com esse problema, em especial, quando recomenda inovar na entrega. Tradicionalmente as empresas do setor atendem a demanda por meio de agendamento dos exames sem, no entanto, superar as dificuldades provocadas pelo não comparecimento dos clientes aos horários agendados e a consequente perda de produtividade do processo. O objetivo do artigo é apresentar a experiência da implantação da demanda livre (exames realizados sem agendamento prévio) como instrumento de aumentar a produtividade na realização dos exames. A metodologia é o estudo de caso de empresa nacional de medicina diagnóstica e os dados foram coletados por meio de questionários. Os dados apontam para o aumento da produtividade na oferta de exames (sem efeitos negativos no atendimento) com a implementação da demanda livre.
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e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109
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