ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS PARA O SEGMENTO CULTURAL

Autores

  • Carmen Lúcia Castro Lima
  • Elizabeth Loiola ufba

Palavras-chave:

economia da cultura, segmento cultural, redes sociais.

Resumo

O presente artigo discute a utilização da análise de redes sociais para o segmento cultural. Pode-se afirmar que as redes das atividades culturais são não arbitrárias e emergem de situações empíricas. Parte-se do pressuposto que os sistemas de produção dessa natureza, laços sociais e papéis desempenhados pelos atores parecem explicar a capacidade de mobilização dos recursos para a produção cultural. A principal conclusão deste artigo é que a análise de rede sociais permitiria visualizar melhor como se estabelecem as relações de atores para a geração do bem cultural, seja um filme, uma peça, um espetáculo de dança ou musical.

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Castro Lima

Professora da Universidade do Estado da Bahia e Universidade Católica de Salvador. Diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Elizabeth Loiola, ufba

Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico e Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. e-mail:

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Lima, C. L. C., & Loiola, E. (2013). ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS PARA O SEGMENTO CULTURAL. Pensamento &Amp; Realidade, 28(4), 37–47. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/17980