AS CONFERÊNCIAS NACIONAIS DE CULTURA NO BRASIL COMO INSTÂNCIAS DE ESCUTA E DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO NA VIDA CULTURAL

Autores

  • Ana Lúcia Aragão UFBA

Palavras-chave:

Direito de participação. Democracia. Conferências de cultura

Resumo

Esse trabalho é parte de uma pesquisa sobre o direito de participação na vida cultural no Brasil no governo do presidente Lula. Nesse período foram realizadas duas conferências nacionais de cultura, organizadas pelo Estado, com a participação de diversos atores da sociedade civil até então excluídos do processo de participação direta na construção de propostas para as políticas públicas. É destacado o potencial de mobilização das conferências, seja no sentido do debate público, visibilidade do setor e participação direta dos atores interessados, seja no sentido de proporcionar novas possibilidades de articulações e arranjos e de aprofundamento da democracia, além de ser uma possibilidade real de influenciar na construção das políticas públicas garantidoras dos direitos culturais.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Aragão, UFBA

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA; Especialista em Direito do Estado, pela Fundação Faculdade de Direito da Ufba.

Downloads

Publicado

2013-12-01