Interações e Relacionamentos entre Consumidores em uma Comunidade Virtual

Cecilia Queirós Mattoso, Jean Pierre Hashimoto Barros

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar e identificar os diferentes tipos de interações e influências no comportamento dos consumidores, participantes de uma comunidade virtual gerenciada por uma empresa do ramo de varejo de eletroeletrônicos e de artigos para o lar. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com utilização de netnografia. Os resultados obtidos indicaram a presença de influenciadores, de líderes de opinião e de seguidores de opinião na comunidade observada. A conclusão deste trabalho é de que a comunidade analisada não apresenta evidências de estratégias Word of Mouth Marketing (WOMM) por parte de seus gestores e a relação entre os participantes segue o modelo de influência orgânica, pois aparenta ocorrer de forma espontânea e não de forma estratégica. Por fim, recomenda-se que gestores da comunidade utilizem o modelo de influência linear proposto por Kozinets (2012), para alavancar resultados de venda.


Palavras-chave


interações virtuais; influências virtuais; netnografia; comunidades virtuais

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: