Interações e Relacionamentos entre Consumidores em uma Comunidade Virtual

Autores/as

  • Cecilia Queirós Mattoso MADE - UNESA
  • Jean Pierre Hashimoto Barros UNESA - MADE

Palabras clave:

interações virtuais, influências virtuais, netnografia, comunidades virtuais

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar e identificar os diferentes tipos de interações e influências no comportamento dos consumidores, participantes de uma comunidade virtual gerenciada por uma empresa do ramo de varejo de eletroeletrônicos e de artigos para o lar. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com utilização de netnografia. Os resultados obtidos indicaram a presença de influenciadores, de líderes de opinião e de seguidores de opinião na comunidade observada. A conclusão deste trabalho é de que a comunidade analisada não apresenta evidências de estratégias Word of Mouth Marketing (WOMM) por parte de seus gestores e a relação entre os participantes segue o modelo de influência orgânica, pois aparenta ocorrer de forma espontânea e não de forma estratégica. Por fim, recomenda-se que gestores da comunidade utilizem o modelo de influência linear proposto por Kozinets (2012), para alavancar resultados de venda.

Biografía del autor/a

Cecilia Queirós Mattoso, MADE - UNESA

Doutora pela COPPEAD _ UFRJ Professora do departamento de Marketing do MADE - UNESA

Jean Pierre Hashimoto Barros, UNESA - MADE

Professor do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, Rio de Janeiro.

Publicado

2016-10-24

Cómo citar

Mattoso, C. Q., & Barros, J. P. H. (2016). Interações e Relacionamentos entre Consumidores em uma Comunidade Virtual. Pensamento &Amp; Realidade, 31(3), 23. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/27428