Interações e Relacionamentos entre Consumidores em uma Comunidade Virtual
Palabras clave:
interações virtuais, influências virtuais, netnografia, comunidades virtuaisResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar e identificar os diferentes tipos de interações e influências no comportamento dos consumidores, participantes de uma comunidade virtual gerenciada por uma empresa do ramo de varejo de eletroeletrônicos e de artigos para o lar. Trata-se de estudo exploratório e descritivo com utilização de netnografia. Os resultados obtidos indicaram a presença de influenciadores, de líderes de opinião e de seguidores de opinião na comunidade observada. A conclusão deste trabalho é de que a comunidade analisada não apresenta evidências de estratégias Word of Mouth Marketing (WOMM) por parte de seus gestores e a relação entre os participantes segue o modelo de influência orgânica, pois aparenta ocorrer de forma espontânea e não de forma estratégica. Por fim, recomenda-se que gestores da comunidade utilizem o modelo de influência linear proposto por Kozinets (2012), para alavancar resultados de venda.
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