Os programas de governo dos candidatos e o acesso à informação

Autores

  • kelen koupak Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Regina Fátima Wolochn

Palavras-chave:

Democracia, Crise do sistema representativo, Direito à informação, Propostas eleitorais.

Resumo

 O objetivo do artigo é investigar a importância do acesso à informação na democracia representativa. Utilizando-se do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica, expõe o conceito de democracia, com destaque para o sistema representativo e os fatores de sua crise para então verificar como a informação pode contribuir para reforçar a legitimidade da representação. Acredita-se que esse processo deve se iniciar com o acesso à informação sobre os programas de governo dos candidatos, de modo que o artigo apresenta uma análise das propostas dos candidatos a prefeito municipal nas cidades que tiveram segundo turno no Paraná, de forma a verificar se o conteúdo exposto contribui para a reflexão do eleitor na realização de sua escolha ou se presta unicamente ao cumprimento de uma obrigação formal perante a lei. Conclui-se pela necessidade de maior detalhamento dos programas. 

Biografia do Autor

kelen koupak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharelanda em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Regina Fátima Wolochn

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Procuradora do Município de Ponta Grossa-PR.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

koupak, kelen, & Wolochn, R. F. (2017). Os programas de governo dos candidatos e o acesso à informação. Pensamento &Amp; Realidade, 31(4), 95–111. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/30310

Edição

Seção

Artigos