Os programas de governo dos candidatos e o acesso à informação

Autores/as

  • kelen koupak Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Regina Fátima Wolochn

Palabras clave:

Democracia, Crise do sistema representativo, Direito à informação, Propostas eleitorais.

Resumen

 O objetivo do artigo é investigar a importância do acesso à informação na democracia representativa. Utilizando-se do método dedutivo e da pesquisa bibliográfica, expõe o conceito de democracia, com destaque para o sistema representativo e os fatores de sua crise para então verificar como a informação pode contribuir para reforçar a legitimidade da representação. Acredita-se que esse processo deve se iniciar com o acesso à informação sobre os programas de governo dos candidatos, de modo que o artigo apresenta uma análise das propostas dos candidatos a prefeito municipal nas cidades que tiveram segundo turno no Paraná, de forma a verificar se o conteúdo exposto contribui para a reflexão do eleitor na realização de sua escolha ou se presta unicamente ao cumprimento de uma obrigação formal perante a lei. Conclui-se pela necessidade de maior detalhamento dos programas. 

Biografía del autor/a

kelen koupak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharelanda em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Regina Fátima Wolochn

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil. Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Procuradora do Município de Ponta Grossa-PR.

Publicado

2017-02-20

Cómo citar

koupak, kelen, & Wolochn, R. F. (2017). Os programas de governo dos candidatos e o acesso à informação. Pensamento &Amp; Realidade, 31(4), 95–111. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/30310

Número

Sección

Artigos