Soft Laddering: Um exemplo de aplicação manual no consumo de serviços

Autores

  • Nuno Alvares Felizardo Jr.
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Patricia Leite da Silva Scatulino

Palavras-chave:

Laddering, Teoria Meios-Fim, Comportamento do Consumidor, Serviços

Resumo

A técnica do laddering é adequada a uma ampla gama de aplicações de Marketing, tais como segmentação de mercado, promoção de produtos, desenvolvimento de estratégias de publicidade, e análise de metas de consumo assim como de expectativas e percepção dos clientes. Sua operacionalização, contudo, não é trivial, principalmente para aqueles que não utilizam softwares. Por meio de um exemplo prático com foco na prestação de serviços, ilustrado por reflexões vivenciais do autor, este trabalho visa a descrever e explicar como se desenvolvem manualmente as etapas típicas do soft laddering em todos os seus estágios, até chegar-se à construção do mapa hierárquico de valor (MHV), representação gráfica do resultado trazido pela aplicação da Teoria Meios-Fim. Finalmente, o trabalho aborda os principais destaques relacionados ao uso desta técnica na prestação de serviços e barreiras que impedem a sua utilização, além das alternativas para lidar com eles.

Biografia do Autor

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Professora de Marketing do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá

Downloads

Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos