CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SABER NA ADMINISTRAÇÃO: Discussão teórica e análise do discurso de estudantes de doutorado

Autores

  • Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-1290-5686
  • Fabiana Florio Domingues Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-4791-7070
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-4791-7070

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p110-128

Palavras-chave:

Ciência, Paradigmas, Administração, Análise francesa do discurso.

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do discurso sobre ciência e saber de estudantes do doutorado em administração. Na fundamentação teórica é apresentado o debate sobre ciência e saber nas ciências sociais, bem como suas implicações nos estudos organizacionais e o modelo paradigmático desenvolvido por Burrell e Morgan, assim como algumas de suas críticas. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa com trezes estudantes de doutorado que estavam no final do primeiro ano do curso. Os enunciados foram analisados por meio da análise francesa do discurso, enfatizando o contexto social da produção do discurso, as personagens discursivas e os postos, pressupostos e subentendidos. A análise indicou uma proeminência de uma concepção de ciência tradicional e positivista nos discursos, no entanto, com a presença de discursos críticos. Por fim, é defendida a pertinência de diferentes paradigmas e a abertura para o diálogo entre eles, de modo que a perspectiva positivista não permaneça livre da crítica, nem a crítica isolada em pequenos grupos acadêmicos.

Biografia do Autor

Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutorando em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Fabiana Florio Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Administração, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutor em Administração. Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade – NEOS.

Referências

ALVESSON, M.; WILLMOTT, H. On the idea of emancipation in management and organizational studies. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 17, n. 3, 1992.

ASTLEY, W. G. Administrative science as socially constructed truth. Administrative science quarterly, Ithaca, v. 30, n.4, 1985.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade 36 ª ed. Petrópolis: vozes, 2014.

BIROCHI, R.; SILVA, M.; DOMINGUES, F., B, A.; S, R. Mapeamento de abordagens epistemológicas em publicações sobre estratégia organizacional. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 259-279, dez. 2012. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/1184/1037>. Acesso em: 16 maio 2018. doi:http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e32012259-279.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 8ª ed. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2002

BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organisational Analysis. Elements of the Sociology of Corporate Life. Vermont: Ashgate, 1979.

FARIA, A. A. M. de; LINHARES, P. T. F. S..O preço da passagem no discurso de uma empresa de ônibus. Cadernos de Pesquisa do NAPQ, n. 13, v, 10, 1993.

FOUCAULT, M. Verdade e poder. In: ______. Microfísica do poder. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2017a. P. 35-54.

HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. Edições 70, Lisboa. 1994.

MATTOS, P. L. C. L. “Administração é ciência ou arte? ”: o que podemos aprender com este mal-entendido? RAE, n. 3 v. 49, 2009.

MARGOLIS, J. Knowledge in the humanities and social sciences. In: MINILUOTO, I, SINTONEN, M.; WOLENSKI, J. (ED). Handbook of epistemology. Dordrecht: Springer, 2004. P. 607-645.

MARIZ, L. A; GOULART, S.; REGIS, H. P.; DOURADO, D. O reinado dos estudos de caso na Teoria das Organizações: imprecisões e alternativas. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro , v. 3, n. 2, p. 01-14, 2005.

PAULA, Ana Paula Paes. Repensando os estudos organizacionais: o círculo das matrizes epistemológicas e a abordagem Freudo-Frankfurtiana. Tese para Provimento Efetivo de Vaga de Professor Titular, Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2013.

PAULIUKONIS, M. A. L. Texto e discurso: os processos de desvendamento inferencial. In: I Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 1., 2006, Uberlândia, Anais... Uberlândia: UFU, 2006.

SARAIVA, L. A. S.; CARRIERI, A. P. Por que simbolismo organizacional no Brasil? In: CARRIERI, A. P; SARAIVA, L. A. S. (Orgs.) Simbolismo organizacional no Brasil. São Paulo: Atlas, 2007. p. 1-11

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Souza Medeiros de Vasconcelos, M. E., Florio Domingues, F., & de Pádua Carrieri, A. (2019). CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SABER NA ADMINISTRAÇÃO: Discussão teórica e análise do discurso de estudantes de doutorado. Pensamento &Amp; Realidade, 33(3), 110–128. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p110-128