CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SABER NA ADMINISTRAÇÃO: Discussão teórica e análise do discurso de estudantes de doutorado

Autores/as

  • Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-1290-5686
  • Fabiana Florio Domingues Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-4791-7070
  • Alexandre de Pádua Carrieri Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração http://orcid.org/0000-0003-4791-7070

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p110-128

Palabras clave:

Ciência, Paradigmas, Administração, Análise francesa do discurso.

Resumen

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do discurso sobre ciência e saber de estudantes do doutorado em administração. Na fundamentação teórica é apresentado o debate sobre ciência e saber nas ciências sociais, bem como suas implicações nos estudos organizacionais e o modelo paradigmático desenvolvido por Burrell e Morgan, assim como algumas de suas críticas. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa com trezes estudantes de doutorado que estavam no final do primeiro ano do curso. Os enunciados foram analisados por meio da análise francesa do discurso, enfatizando o contexto social da produção do discurso, as personagens discursivas e os postos, pressupostos e subentendidos. A análise indicou uma proeminência de uma concepção de ciência tradicional e positivista nos discursos, no entanto, com a presença de discursos críticos. Por fim, é defendida a pertinência de diferentes paradigmas e a abertura para o diálogo entre eles, de modo que a perspectiva positivista não permaneça livre da crítica, nem a crítica isolada em pequenos grupos acadêmicos.

Biografía del autor/a

Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutorando em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Fabiana Florio Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Administração, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.

Alexandre de Pádua Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração

Doutor em Administração. Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade – NEOS.

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Publicado

2019-05-02

Cómo citar

Souza Medeiros de Vasconcelos, M. E., Florio Domingues, F., & de Pádua Carrieri, A. (2019). CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SABER NA ADMINISTRAÇÃO: Discussão teórica e análise do discurso de estudantes de doutorado. Pensamento &Amp; Realidade, 33(3), 110–128. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2018v33i3p110-128