COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VOLTADO PARA A SUSTENTABILIDADE: ELUCIDANDO O CAMPO TEÓRICO E CONTRIBUINDO PARA AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • Natália Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-4167-1359
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p15-32

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Sustentabilidade, Consumidor pró-ambiental

Resumo

O estudo buscou revisitar as principais abordagens teóricas existentes na literatura sobre o comportamento do consumidor voltado para a sustentabilidade organizando o conhecimento do campo de estudo e apresentar contribuições para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa na referida área. Ao analisar trabalhos que exploram o tema do comportamento do consumidor e construir um apanhado histórico da área, foi possível fornecer uma perspectiva teórica na qual a pesquisa sobre comportamento do consumidor tem se desenvolvido. Após um apanhado geral da literatura, o artigo demonstra que o estudo sobre o comportamento do consumidor verde é analisado, principalmente por meio de três abordagens teóricas. Dentre essas abordagens, duas delas têm recebido críticas no que tange a falta de evidências empíricas que as comprovem, são elas: Análise das características sociodemográficas; Análise das atitudes e comportamentos dos consumidores. Nesta perspectiva, ao final o estudo oferece uma chamada para uma nova abordagem de pesquisa com foco nas barreiras sobre o consumo verde. Também, busca encorajar pesquisadores do comportamento do consumidor a utilizar diferentes metodologias quando o estado do conhecimento assim o exigir para uma melhor compreensão do comportamento humano.

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Publicado

2020-10-07