COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VOLTADO PARA A SUSTENTABILIDADE: ELUCIDANDO O CAMPO TEÓRICO E CONTRIBUINDO PARA AGENDA DE PESQUISA

Autores/as

  • Natália Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-4167-1359
  • Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria
  • Nathália Rigui Trindade Universidade Federal de Santa Maria
  • Maíra Nunes Piveta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p15-32

Palabras clave:

Comportamento do consumidor, Sustentabilidade, Consumidor pró-ambiental

Resumen

O estudo buscou revisitar as principais abordagens teóricas existentes na literatura sobre o comportamento do consumidor voltado para a sustentabilidade organizando o conhecimento do campo de estudo e apresentar contribuições para o desenvolvimento de uma agenda de pesquisa na referida área. Ao analisar trabalhos que exploram o tema do comportamento do consumidor e construir um apanhado histórico da área, foi possível fornecer uma perspectiva teórica na qual a pesquisa sobre comportamento do consumidor tem se desenvolvido. Após um apanhado geral da literatura, o artigo demonstra que o estudo sobre o comportamento do consumidor verde é analisado, principalmente por meio de três abordagens teóricas. Dentre essas abordagens, duas delas têm recebido críticas no que tange a falta de evidências empíricas que as comprovem, são elas: Análise das características sociodemográficas; Análise das atitudes e comportamentos dos consumidores. Nesta perspectiva, ao final o estudo oferece uma chamada para uma nova abordagem de pesquisa com foco nas barreiras sobre o consumo verde. Também, busca encorajar pesquisadores do comportamento do consumidor a utilizar diferentes metodologias quando o estado do conhecimento assim o exigir para uma melhor compreensão do comportamento humano.

Citas

ALMENDRA, F. B. Consumidor verde: estudo de caso sobre perfil e características do mercado. 2012. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2012.

ANDERSON JR, W. T.; CUNNINGHAM, W. H. The socially conscious consumer. Journal of Marketing, v. 36, n. 3, p. 23-31, 1972.

ARBUTHNOTT, K. D. Sustainable consumption: attitudes, actions, and well‐being. Analyses of Social Issues and Public Policy, v. 12, n. 1, p. 204 - 208, 2012.

AZEVEDO, A. C.; CUNHA, F. R.; QUINELATO, R.; MADUREIRA, D. M. Consciência ambiental e comportamento do consumidor. In: SemeAd, 10., 2010, São Paulo. Anais. São Paulo: 2010.

BECK, C. G. Consumo ambientalmente consciente: os meus, os seus e os nossos interesses. 2010. 224 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2010.

BEDANTE, G. N.; SLONGO, L. A. O comportamento de consumo sustentável e suas relações com a consciência ambiental e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. In: EMA, 1., 2004, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: ANPAD, 2004.

BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P.W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage, 2011.

BRAGA JUNIOR, S. S. B. et al. Verdadeiro ou falso: a percepção do consumidor para o consumo verde no varejo. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 390-400, 2016.

CLEVELAND, M.; KALAMAS, M.; LAROCHE, M. “It's not easy being green”: Exploring green creeds, green deeds, and internal environmental locus of control. Psychology & Marketing, v. 29, n. 5, p. 293-305, 2012.

DEUS, N. S.; FELIZOLA, M. P. M.; SILVA, C. E. O consumidor socioambiental e seu comportamento frente aos selos de produtos responsáveis. Revista Brasileira de Administração Científica, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 32-54, 2010.

DE TONI, D.; LARENTIS, F.; MATTIA, A. Consumo consciente, valor e lealdade em produtos ecologicamente corretos. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 136-156, 2012.

FERRAZ, S. B.; ROMERO, C. B. A.; LAROCHE, M.; REBOUÇAS, S. M. D. P.; REINALDO, H. O. A.; COSTA, J. S. Mind the gap: um estudo cross-cultural sobre atitude, intenção e comportamento de compra de produtos verdes. In: ENANPAD, 37., 2013, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.

FERREIRA JUNIOR, N. L. F. Fatores da favorabilidade ambiental: um estudo comparativo entre as gerações baby boomers, X, Y e Z. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil, 2015.

FREIRE, O.; QUEVEDO-SILVA, F.; FREDERICO, E. Mensurando a consciência ambiental do consumidor: um estudo comparativo entre as escalas NEP e ECCB. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 10, n. 18, p. 244-263, 2013.

GLEIM, M. R.; SMITH, J. S.; ANDREWS, D.; CRONIN JR., J. J. Against the green: a multi-method examination of the barriers to green consumption. Journal of retailing, v. 89, n. 1, p. 44-61, 2013

GOMES, G.; GORNI, P. M.; DREHER, M. T. Consumo sustentável e o comportamento de universitários: discurso e práxis. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Campo Largo, v. 10, n. 2, p. 80 - 92, 2011.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F., TEODÓSIO, A. S. S., CARVALHO, S., SILVA, H. M. R. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino de administração. RAE-eletrônica, v. 8, n. 1, p. 3281-7898, 2009.

GUERRA, D. S. A influência do materialismo nas crenças, nas preocupações e no comportamento pró-ambiental dos consumidores. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2011.

LAGES, N.; NETO, A. V. Mensurando a consciência ecológica do consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre. In: ENANPAD, 26., 2002, Salvador. Anais. Salvador: ANPAD, 2002.

LIMA, P. H. G.; FERREIRA, T. C.; BEZERRA, Y. M. S.; FEITOSA, M. J. S.; GÓMEZ, C. R. P. Consumo consciente: um estudo com estudantes do curso de administração da universidade federal rural de Pernambuco, unidade acadêmica de serra talhada. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 97 - 108, 2015.

LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.

MEDEIROS, S. S. D. C. T. Comportamento do consumidor ecologicamente consciente e suas decisões em relação a serviços de manutenção e reparos em eletrodomésticos. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2015.

MENEZES, L. M. L. Uma proposta de segmentação dos universitários brasileiros com relação a seu comportamento pró-ambiental de consumo. 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2013.

MENDES JUNIOR, I. J. A. As diferenças de consumo ecológico entre estudantes e profissionais. 2016. 65 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças. Vitória, 2016.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. S. Comportamento do consumidor. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

OLIVEIRA, E. C.; PINHEIRO, R. G.; PEREIRA, R. S.; ROMEIRO, M. C. Comportamento ambiental de jovens universitários: identificação de variáveis que discriminam os grupos mais ambientalmente favorável e menos ambientalmente favorável. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, Ribeirão Preto, v. 4, n. 2, 2013.

PEIXOTO, A. F.; PEREIRA, R. C. F. Discurso versus ação no comportamento ambientalmente responsável. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 71-103, 2013.

PINHEIRO, L. R. D. Estudo sobre o comportamento do consumidor frente à questão ambiental. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, 2009.

PINTO, M. R.; LARA, J. E. O que se publica sobre comportamento do consumidor no Brasil, afinal?. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 1, n. 3, 2008.

PORTILHO, F. Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania. 2ª ed. Cortez, São Paulo, 2010.

RIBEIRO, J. A.; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 45-60, 2011.

ROBERTS, J. A. Green consumers in the 1990s: profile and implications for advertising. Journal of Business Research, v. 36, n. 3, p. 217-231, 1996.

SILVA, L. B. Um estudo do comportamento do consumidor sob a ótica do marketing verde no supermercado X da cidade de Picos – PI. 2012. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil, 2012

SILVA, V. A. O comportamento de consumo e a consciência ambiental do consumidor no contexto beauty care. 2017. 211 f. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

SILVA, I. P.; VELOSO, M. N.; BARROSO, J. A.; PINTO, L. A.; TORRES, E. F. Consciência ambiental versus as práticas de comportamento pró-ambiental de acadêmicos de graduação. GESTÃO.Org - Revista de Gestão Organizacional, Recife, v. 14, p. 59-74, 2016.

SIMÕES, R.; GIRALDI, J.; OLIVEIRA, S. Influência dos valores pessoais no comportamento «verde» do consumidor. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 26-37, 2012.

SHRUM, L. J.; MCCARTY, J. A.; LOWREY, T. M. Buyer characteristics of the green consumer and their implications for advertising strategy. Journal of Advertising, v. 24, n. 2, p. 71-82, 1995.

SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo [recurso eletrônico]. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.

STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999.

TAN, L. P.; JOHNSTONE, M. L.; YANG, L. Barriers to green consumption behaviours: The roles of consumers' green perceptions. Australasian Marketing Journal, v. 24, n. 4, p. 288-299, 2016.

VACCARI, L. C. O hiato entre atitude e comportamento ecologicamente consciente: um estudo com consumidores de diferentes gerações. 2014. 246 f. Tese (Doutorado em Administração) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2014.

WEBSTER, F. E. Determining the characteristics of the socially conscious consumer. Journal of Consumer Research, Chicago, v. 2, n. 3, p. 188-196, 1975.

Publicado

2020-10-07

Cómo citar

Pavanelo Pivetta, N., Scherer, F. L., Rigui Trindade, N., & Nunes Piveta, M. (2020). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VOLTADO PARA A SUSTENTABILIDADE: ELUCIDANDO O CAMPO TEÓRICO E CONTRIBUINDO PARA AGENDA DE PESQUISA. Pensamento &Amp; Realidade, 35(1), 15–32. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p15-32