Quando os autores se organizam para desorganizar

uma revisão integrativa sobre o trabalho de interrupção de práticas institucionalizadas

Autores

  • José Edemir da Silva Anjo Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Bolsista FAPEMIG https://orcid.org/0000-0002-5989-1173
  • Mozar José de Brito Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) https://orcid.org/0000-0001-9891-9688
  • Valéria da Glória Pereira Brito Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) http://orcid.org/0000-0002-4757-0129

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.70-86

Palavras-chave:

Teoria Institucional, Trabalho Institucional, Desinstitucionalização

Resumo

Este estudo tem como objetivo a realização de uma revisão integrativa da literatura sobre o processo de desinstitucionalização. Buscou-se compreender os avanços nos trabalhos que tenham como base de discussão sobre o trabalho de desinstitucionalização. Lawrence e Suddaby (2006) apontam para necessidade de trabalhos sob à ótica do trabalho institucional, sobretudo de estudos empíricos. Como caminho metodológico, realizou-se uma revisão integrativa da literatura internacional sobre o trabalho institucional de desinstitucionalização nas bases internacionais de periódicos indexadas ao portal de periódicos Capes, Scopus e Web of Science. A revisão integrativa apontou não só situação do campo com seus temas maduros e emergentes, como os aspectos teóricos e metodológicos, mas também novos direcionamentos para o campo. Ao todo, foram integralizados nove estudos empíricos. Como campo emergente, observou-se a pluralidade de campos institucionais no processo de investigação de práticas de desinstitucionalização, o que corrobora para necessidade de maior atenção abordagem no trabalho institucional com aproximação de outras abordagens teóricas. Os estudos analisados apresentam desafios a serem explorados no campo da Teoria Institucional, o que demonstra ser um campo aberto para diálogo com outras abordagens.

Biografia do Autor

José Edemir da Silva Anjo, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Bolsista FAPEMIG

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES), linha de pesquisa Práticas Organizacionais e Culturais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Fui agraciado com o Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos, Categoria TCC, ano 2017, pela monografia sobre gestão pública alagoana. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional de Alagoas e do GECI (Grupo de Estudos em Criatividade e Inovação). Possuo experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Estudos Organizacionais. Tenho interesse de estudos em Políticas Públicas Culturais, Teorias da Prática, Teoria Ator-Rede, Sociomaterialidade e Economia Criativa.

Mozar José de Brito, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Atuou como Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho. Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ entre 2016 e setembro de 2018. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular e Permanente do PPGA/UFLA, atua como consultor ad hoc do CNPQ, CAPES e FAPEMIG e de diversos periódicos, membro do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE-UFLA), coordena grupo e projeto de pesquisas e ministra aulas na graduação, mestrado e doutorado em Administração, participara da Câmara PCRH da FAPEMIG na condição de membro efetivo.

 

Valéria da Glória Pereira Brito, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras desde 1995; possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/1989); mestrado em Administração - Organizações e Recursos Humanos pelo CEPEAD/UFMG (1995) e doutorado em Administração - Organizações e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG (2013). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Administração e desde 1995 mantém a participação em projetos de pesquisa e publicações científicas. A partir de 1997 ocupou diversos cargos administrativos: foi coordenadora do curso de graduação em Administração de janeiro de 1997 a maio de 2000; no período entre 2000 a 2004 foi Pró-Reitora de Graduação; foi Chefe de Gabinete da Reitoria da UFLA de junho de 2004 a fevereiro de 2009 e foi Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de junho de 2012 a maio de 2016. Atuou em diversas comissões e câmaras de assessoramento e participou dos Conselhos Superiores da UFLA(Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores) de 1997 a 2016. A experiência acumulada ao longo de 18 anos na gestão universitária foi partilhada no ensino de pós-graduação em Administração Pública em que atuou de 2013 a 2016 como docente permanente. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da UFLA, atuando nas cadeiras de Pesquisa Qualitativa, Teorias da Prática e Teorias das Organizações. Trabalha com as abordagens qualitativas, Análise Crítica de Discurso, Estratégia como Prática, Prática social, Prática Discursiva, Redes, Inovação, Construção de Mercados e Sociomaterialidade.

 

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Publicado

2021-10-19