When actors organize to deorganize

an integrative review on the work of interrupting institutionalized practices

Authors

  • José Edemir da Silva Anjo Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Bolsista FAPEMIG https://orcid.org/0000-0002-5989-1173
  • Mozar José de Brito Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) https://orcid.org/0000-0001-9891-9688
  • Valéria da Glória Pereira Brito Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) http://orcid.org/0000-0002-4757-0129

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.70-86

Keywords:

Institutional Theory, Institutional Work, Deinstitutionalization

Abstract

This study aims to conduct an integrative literature review on the process of
deinstitutionalization. We sought to understand the advances in the works that are based on the
discussion about the deinstitutionalization work. Lawrence and Suddaby (2006) point to the
need for work from the perspective of institutional work, especially empirical studies. As a
methodological approach, an integrative review of the international literature on institutional
deinstitutionalization work was carried out on the international bases of journals indexed to the
Capes, Scopus and Web of Science journals. The integrative review pointed out not only the
situation of the field with its mature and emerging themes, as well as the theoretical and
methodological aspects, but also new directions for the field. Altogether, nine empirical studies
were completed. As an emerging field, it was observed the plurality of institutional fields in the
process of investigating deinstitutionalization practices, which corroborates the need for greater
attention to approach in institutional work with the approximation of other theoretical
approaches. The analyzed studies present challenges to be explored in the field of Institutional
Theory, which proves to be an open field for dialogue with other approaches.

Author Biographies

José Edemir da Silva Anjo, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Bolsista FAPEMIG

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA).Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGAdm/UFES), linha de pesquisa Práticas Organizacionais e Culturais. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Fui agraciado com o Prêmio de Finanças Públicas Graciliano Ramos, Categoria TCC, ano 2017, pela monografia sobre gestão pública alagoana. Integrante do Grupo de Pesquisa Observatório da Realidade Organizacional de Alagoas e do GECI (Grupo de Estudos em Criatividade e Inovação). Possuo experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Estudos Organizacionais. Tenho interesse de estudos em Políticas Públicas Culturais, Teorias da Prática, Teoria Ator-Rede, Sociomaterialidade e Economia Criativa.

Mozar José de Brito, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Atuou como coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no período de março de 2005 à março de 2008 e do Programa de Pós-graduação em Administração entre Janeiro de 2003 e março de 2007. Atuou como Pro-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras entre maio de 2004 e março de 2007. No período de junho de 2008 e junho de 2012 ocupou o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho. Foi o primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública oferta pela UFLA e um de seus fundadores. Esta experiência possibilitou a obtenção de bolsa de produtividade (Categoria 1B) e participação como membro do Comitê de Assessoramento da Área de Administração e Economia vinculado ao CNPQ entre 2016 e setembro de 2018. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular e Permanente do PPGA/UFLA, atua como consultor ad hoc do CNPQ, CAPES e FAPEMIG e de diversos periódicos, membro do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE-UFLA), coordena grupo e projeto de pesquisas e ministra aulas na graduação, mestrado e doutorado em Administração, participara da Câmara PCRH da FAPEMIG na condição de membro efetivo.

 

Valéria da Glória Pereira Brito, Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Associada da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora Associada do Departamento de Gestão Agroindustrial da Universidade Federal de Lavras desde 1995; possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL/1989); mestrado em Administração - Organizações e Recursos Humanos pelo CEPEAD/UFMG (1995) e doutorado em Administração - Organizações e Sociedade pelo CEPEAD/UFMG (2013). Tem experiência em pesquisa e ensino na área de Administração e desde 1995 mantém a participação em projetos de pesquisa e publicações científicas. A partir de 1997 ocupou diversos cargos administrativos: foi coordenadora do curso de graduação em Administração de janeiro de 1997 a maio de 2000; no período entre 2000 a 2004 foi Pró-Reitora de Graduação; foi Chefe de Gabinete da Reitoria da UFLA de junho de 2004 a fevereiro de 2009 e foi Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de junho de 2012 a maio de 2016. Atuou em diversas comissões e câmaras de assessoramento e participou dos Conselhos Superiores da UFLA(Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Curadores) de 1997 a 2016. A experiência acumulada ao longo de 18 anos na gestão universitária foi partilhada no ensino de pós-graduação em Administração Pública em que atuou de 2013 a 2016 como docente permanente. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação em Administração da UFLA, atuando nas cadeiras de Pesquisa Qualitativa, Teorias da Prática e Teorias das Organizações. Trabalha com as abordagens qualitativas, Análise Crítica de Discurso, Estratégia como Prática, Prática social, Prática Discursiva, Redes, Inovação, Construção de Mercados e Sociomaterialidade.

 

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Published

2021-10-19

How to Cite

Anjo, J. E. da S. ., Brito, M. J. de, & Brito, V. da G. P. (2021). When actors organize to deorganize: an integrative review on the work of interrupting institutionalized practices. Pensamento &Amp; Realidade, 35(3), 70–86. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i3p.70-86