CULTURA DE APRENDIZAGEM E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

  • Isis Raquel Maciel Duarte Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
  • Luis Eduardo Brandão Paiva Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria https://orcid.org/0000-0002-5036-6823
  • Tereza Cristina Batista de Lima Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria https://orcid.org/0000-0002-6594-4921
  • Rafaela de Almeida Araújo Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria https://orcid.org/0000-0002-1828-0683

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i1p.14-34

Palavras-chave:

Cultura de aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Comprometimento organizacional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a cultura de aprendizagem e o comprometimento organizacional, na percepção dos colaboradores da Companhia de saneamento na cidade de Fortaleza/CE. A base teórica são as dimensões definidas por Marsick e Watkins (2003), para identificar as dimensões da cultura de aprendizagem e fatores definidos por Meyer e Allen (1991) para identificar em qual dimensão do modelo de comprometimento encontram-se os colaboradores da organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva com 165 participantes por meio da aplicação de questionário com colaboradores da empresa de saneamento. Os resultados apontam que os funcionários estatutários possuem um maior vínculo emocional e identificação com a organização, uma maior oportunidade para aprender e desenvolver-se no trabalho em relação aos terceirizados. De modo geral, este estudo busca contribuir para ampliar o campo do conhecimento sobre a cultura de aprendizagem e o comprometimento organizacional, mostrando o alinhamento desses fenômenos na perspectiva dos funcionários de uma empresa de saneamento básico.

Biografia do Autor

Isis Raquel Maciel Duarte, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutorando em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

Rafaela de Almeida Araújo, Universidade Federal do Ceará/Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria

Mestre em Administração e Controladoria pelo Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2022-02-13