CULTURA DE APRENDIZAGEM E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM EMPRESA DE SANEAMENTO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i1p.14-34Keywords:
Cultura de aprendizagem, Aprendizagem Organizacional, Comprometimento organizacional.Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a cultura de aprendizagem e o comprometimento organizacional, na percepção dos colaboradores da Companhia de saneamento na cidade de Fortaleza/CE. A base teórica são as dimensões definidas por Marsick e Watkins (2003), para identificar as dimensões da cultura de aprendizagem e fatores definidos por Meyer e Allen (1991) para identificar em qual dimensão do modelo de comprometimento encontram-se os colaboradores da organização. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva com 165 participantes por meio da aplicação de questionário com colaboradores da empresa de saneamento. Os resultados apontam que os funcionários estatutários possuem um maior vínculo emocional e identificação com a organização, uma maior oportunidade para aprender e desenvolver-se no trabalho em relação aos terceirizados. De modo geral, este estudo busca contribuir para ampliar o campo do conhecimento sobre a cultura de aprendizagem e o comprometimento organizacional, mostrando o alinhamento desses fenômenos na perspectiva dos funcionários de uma empresa de saneamento básico.
References
ALLEN, N. J.; MEYER, J. P. The measurement and antecedents of affective, continuance and normative commitment to the organization. Journal of Occupational Psychology, v. 63, n. 1, p. 1-18, 1990.
BANDEIRA, M. L.; MARQUES, A. L.; VEIGA, R. T. As dimensões múltiplas do comprometimento organizacional: um estudo na ECT/MG. Revista de Administração Contemporânea, v. 4, n. 2, p. 133-157, 2000.
BASTOS, A. V. B. Comprometimento organizacional: um balanço dos resultados e desafios que cercam essa tradição de pesquisa. Revista de Administração de empresas, v. 33, n. 3, p. 52-64, 1993.
BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. Revista Administração de Empresas, v. 39, n. 3, p. 220-230, 2004.
BASTOS, A. V. B BRANDÃO, M. G. A; PINHO, A. P. M. Comprometimento organizacional: uma análise do conceito expresso por servidores universitários no cotidiano de trabalho. Revista de Administração Contemporânea, v. 1, n. 2, p. 97-120, 1997.
BECKER, H. S. Notes on the concept of commitment. The American Journal of Sociology, v. 66, n. 1, p. 32-40, 1960.
BRANDÃO, M. G. A.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento organizacional em uma
instituição universitária. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 28, n. 3, p. 50-61, 1993.
CARDOSO, L. Aprendizagem Organizacional. Psycologica, v. 23, p. 95-117, 2000.
COOK, S. e YANOW, D. Culture and organizational learning. In Michael Cohen e Lee Sproull (org.). Organizational learning. Londres: SAGE, p. 430-460, 1996.
CORRÊA, M. L.; DANDARO, F.; MORAES, F. Gestão da cultura e do comportamento organizacional para o desenvolvimento regional. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, v. 5, n. 2, p. 74-94, 2013.
DIAS, R. Cultura organizacional: construção, consolidação e mudanças. São Paulo: Atlas, 2013.
EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAÚJO, L. Aprendizagem Organizacional e Organizações de Aprendizagem: Desenvolvimento na Teoria e na Prática. São Paulo: Atlas, 2001.
FLEURY, A.; FLEURY, T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacionais: as experiências do Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
FLEURY, A. C. C.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2.º Ed. São Paulo/SP: Atlas, 2006.
HAIR JR, J. F.; BABIN, B., MONEY, A. A. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
JOO, B. K. Organizational commitment for knowledge workers: The roles of perceived organizational learning culture, leader–member exchange quality, and turnover intention. Human Resource Development Quarterly, v. 21, n. 1, p. 69-85, 2010.
JOO, B. K.; LIM, T. The effects of organizational learning culture, perceived job complexity, and proactive personality on organizational commitment and intrinsic motivation. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 16, n. 1, p. 48-60, 2009.
JOO, B. K.; SHIM, J. H. Psychological empowerment and organizational commitment: the moderating effect of organizational learning culture. Human Resource Development International, V. 13, n. 4, p. 425-441, 2010.
MARSICK, V. J.; WATKINS, K. E. Demonstrating the value of an organization's learning culture: the dimensions of the learning organization questionnaire. Advances in Developing Human Resources, v. 5, n. 2, p. 132-151, 2003.
MEDEIROS, C. A. F.; ENDERS, W. T. Validação do modelo de conceitualização de três componentes do comprometimento organizacional (Meyer e Allen, 1991). Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. 3, p. 67-87, 1998.
MEDEIROS, C. A. F.; ALBUQUERQUE, L. G.; MARQUES, G. M.; SIQUEIRA, M. Um estudo exploratório dos múltiplos componentes do comprometimento organizacional. REAd-Revista Eletrônica de Administração, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2005.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, v. 1, n. 1, p. 61-89, 1991.
MOWDAY, R. T.; PORTER, L. W.; STEERS, R. Organizational linkages: The psychology of commitment, absenteeism, and turnover. 1982.
OLIVEIRA NETO, C. C.; SOUZA-SILVA, J. C. aprendizaje, tutoría y cultura organizacional de aprendizaje: el estudio de caso de la performance consultoría y auditoría. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 23, n. spe, p. 60-92, 2017.
OLIVEIRA, H. H.; HONÓRIO, L. C. Práticas de recursos humanos e comprometimento organizacional: associando os construtos em uma organização pública. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 21, n. 4, 2020.
RIBEIRO, J. A.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento e justiça organizacional: um estudo de suas relações com recompensas assimétricas. Psicología: ciência e profissao, v. 30, n. 1, p. 4-21, 2010.
RODRIGUES, A. L.; BARRICHELLO, A.; MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho para profissionais de enfermagem: Um estudo multimétodos. Revista de Administração de Empresas, v. 56, n. 2, p. 192-208, 2016.
ROMAN, S.; STEFANO, S. R.; ANDRADE, S. M.; ZAMPIER, M. A. Análise do comprometimento organizacional e sua natureza em relação aos funcionários públicos municipais. Gestão & Regionalidade, v. 28, n. 84, p. 5-19, 2012.
SHUCK, B.; REIO JR, T. G.; ROCCO, T. S. Employee engagement: An examination of antecedent and outcome variables. Human Resource Development International, v. 14, n. 4, p. 427-445, 2011.
SILVA, N. As interseções entre cultura e aprendizagem organizacional. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, v. 8, n. 26, 2001.
SIMON, J.; COLTRE, S. M. O Comprometimento organizacional afetivo, instrumental e normativo: estudo de caso de uma empresa familiar. Qualitas Revista Eletrônica, v. 13, n. 1, 2012.
SIQUEIRA, M. M. M. Comprometimento organizacional afetivo, calculativo e normativo: evidências acerca da validade discriminante de três medidas brasileiras. Anais... Encontro Nacional Dos Programas De Pós-Graduação Em Administração, São Paulo: ANPAD, 2001.
ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
YANG, B. Identifying valid and reliable measures for dimensions of a learning culture. Advances in developing human resources, v. 5, n. 2, p. 152-162, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Pensamento & Realidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.