QUARENTENA E HOME OFFICE SEM PIJAMA: COGNIÇÃO DO VESTUÁRIO E O PODER DAS ROUPAS SOBRE A AUTOIMAGEM E A PRODUTIVIDADE

Autores

  • Sintya de Paula Jorge Motta Centro Universitário Belas Artes http://orcid.org/0000-0002-0785-5779
  • Leila Rabello de Oliveira Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p17-36

Palavras-chave:

Consultoria de imagem e estilo, Cognição do vestuário, Guarda-roupa cápsula, Home office, Pandemia.

Resumo

O objetivo deste estudo é depreender como o vestuário pode representar a essência pessoal e influenciar a imagem e as atitudes do indivíduo para si mesmo e para com aqueles com quem se relaciona. Para fins metodológicos, realizou-se um relato de experiência e um questionário, este que contou com 60 respondentes que confirmaram a relevância do vestuário para a satisfação e a produtividade pessoais. A pesquisa demonstrou que a pandemia desorganizou as rotinas daqueles que passaram a realizar atividades profissionais no lar; em vista disso, os posts da “Quarentena Sem Pijama” despertaram o interesse dos que se familiarizaram com a proposta do resgate de um vestuário congruente com a imagem e o estilo de cada um. Por fim, visando à adaptação do vestuário e de práticas profissionais diante do isolamento social, recomendou-se um guarda-roupa adequado a essa rotina e um espaço voltado às atividades em home office.

 

Biografia do Autor

Sintya de Paula Jorge Motta, Centro Universitário Belas Artes

Pós-graduada em Consultoria de Imagem e Estilo

Leila Rabello de Oliveira, Centro Universitário Belas Artes

Doutora em Ciências Sociais

Referências

ADAM, H.; GALINSKY, A. Enclothed cognition. Journal of Experimental Social Psychology, Amsterdam, v. 48, n. 4, p. 918-925, 2012.

ANDRADE, N. A.; RAINATTO, G. C. On ou off. Real ou virtual? Como o Facebook influencia na qualidade de interações e relações sociais? Pensamento & Realidade, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 83-98, 2020.

ANDREASSEN, C. S. et al. Development of a Facebook addiction scale. Psychological reports, Newbury Park, v. 110, n. 2, p. 501-517, 2012.

BAUMGARTNER, J. You are what you wear. What your clothes reveal about you. Philadelphia (USA): Da Capo, 2012.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutemberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

BRONZO, C. Entre pisar suavemente na terra ou comer suas entranhas: as escolhas que fazemos nos definem. Nau Social, Salvador, v. 11, p. 81-89, 2020.

CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES. Comissão Preventiva COVID-19. 11 dicas para home office. Belas Artes, São Paulo [on-line], 7 abr. 2020.

CHARADEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2015.

CHAVES, B. L. Atrapalhando as significâncias: o personal styling na contemporaneidade. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura) – Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2013.

COSTA, S. S. Pandemia e desemprego no Brasil. Revista de Administração Pública, FGV EBAPE, Rio de Janeiro, v. 54, p. 969-978, 2020.

DWECK, C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.

ECO, U. Psicologia do vestir. Lisboa: Assírio e Alvim, 1989.

ECO, U. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2017.

FERRARI, P. A força da mídia social. Interface e linguagem jornalística no ambiente digital. São Paulo: Estação das Letras, 2014.

FIGUERÔA, E. A construção da imagem na construção da identidade. In: SOUZA, J.; RABELLO, L.; AURIANI, M. Comunicação e cultura de moda, imagem e estilo. São Paulo: Reflexão, 2016. p. 101-130.

JOHNSON, K.; LENNON, S. J.; RUDD, N. Dress, body and self: research in the social psychology of dress. Fashion and Textiles, New York, v. 1, p. 1-24, 2014.

JOUBERT, C.; STERN, S. Dispa-me! O que nossa roupa diz sobre nós. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

KODZOMAN, D. The psychology of clothing: meaning of colors, body image and gender expression in fashion. Textile & Leather Review, Zagreb, v. 2, p. 90-103, 2019.

KOHLER, C. História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

LURIE, A. A linguagem das roupas. São Paulo: Rocco, 1997.

MARINHEIRO, C. A.; SANCHES, E. L.; ARCHANJO, R. M. Metodologia da pesquisa científica. Batatais: Claretiano, 2015.

MARTINS, J. S. O poder da imagem. São Paulo: Intermeios, 1993.

MATHIS, C.; CONNOR, H. V. The triumph of individual style. Menlo Park: Timeless Editions, 1994.

McRANEY, D. Você não é tão esperto quanto pensa: 48 maneiras de se autoiludir. São Paulo: Leya, 2013.

MEHRABIAN, A.; FERRIS, S. R. Inference of attitudes from nonverbal communication in two channels. Journal of Consulting Psychology, v. 3, p. 248-252, 1967.

MENDES, F.; CASTRO, L. F. Meu escritório é em qualquer lugar. Veja, São Paulo, n. 41, p. 59, 7 out. 2020.

MENDOZA, S. A.; PARKS-STAMM, J. Embodying the police: the effects of enclothed cognition on shooting decisions. Psychological Reports, v. 123, n. 6, p. 2353-2371, 2020.

MOTTA, R. G.; LACERDA, L.; SANTOS, N. M. B. F. Acessibilidade em museus para portadores de deficiência visual e neurológica – relato de experiência de visita ao MASP. In: CONVIBRA, 2019, p. 1-6, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: CONVIBRA, 2019.

NEVES, R. C. Imagem empresarial. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.

NIEDENTHAL, P. M. et al. Embodiment in attitudes, social perception and emotion. Personality and Social Psychology Review, Washington (USA), v. 9, p. 184-211, 2005.

PINE, K. Mind what you wear: the psychology of fashion. Seattle: Amazon (A Kindle Single), 2014.

RODRIGUES, E. Normas do MPT sobre home office podem desincentivar a adoção, dizem especialistas. Estadão, São Paulo, ano 141, n. 46374, 5 out. 2020. Economia, p. B1.

SAVASUK, S. Dressing for confidence and joy. Palestra proferida no TEDxPortsmouth, Portsmouth (EUA), set. 2018. Publicado pelo canal TEDx Talks. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=L5n3V0VYGNg. Acesso em: 28 set. 2020.

SCHEIER, M. How adaptive clothing empowers people with disabilities. Palestra proferida no TED@Tommy, Amsterdã (Países Baixos), nov. 2017. Tradução: André Cruz. Revisão: Custódio Marcelino. Disponível em: https://www.ted.com/talks/mindy_scheier_how_adaptive_clothing_empowers_people_with_disabilities?language=pt-br. Acesso em: 26 set. 2020.

SHUKLA, A. Enclothed Cognition: the psychology of dressing. Interdisciplinary Journal of Contemporary Research, Raipur (India), v. 2, n. 6, p. 89-94, 2016.

SLEPIAN, M. L. et al. The cognitive consequences of formal clothing. Social Psychological and Personality Science, Newcastle, v. 6, p. 661-668, 2015.

UJVARI, S. C. História das epidemias. São Paulo: Contexto, 2020.

VAYNERCHUK, G. Nocaute: como contar sua história no disputado ringue das redes sociais. Barueri: HSM, 2016.

WOLF, G.; CAPELAS, B. Instagram completa uma década com tamanho e problemas de gigante. Estadão, n. 46373, 4 out. 2020. Economia & Negócios, 2010.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Motta, S. de P. J., & Oliveira, L. R. de. (2022). QUARENTENA E HOME OFFICE SEM PIJAMA: COGNIÇÃO DO VESTUÁRIO E O PODER DAS ROUPAS SOBRE A AUTOIMAGEM E A PRODUTIVIDADE. Pensamento &Amp; Realidade, 36(02), 17–36. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p17-36