QUARENTENA E HOME OFFICE SEM PIJAMA: COGNIÇÃO DO VESTUÁRIO E O PODER DAS ROUPAS SOBRE A AUTOIMAGEM E A PRODUTIVIDADE

Autores/as

  • Sintya de Paula Jorge Motta Centro Universitário Belas Artes http://orcid.org/0000-0002-0785-5779
  • Leila Rabello de Oliveira Centro Universitário Belas Artes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p17-36

Palabras clave:

Consultoria de imagem e estilo, Cognição do vestuário, Guarda-roupa cápsula, Home office, Pandemia.

Resumen

O objetivo deste estudo é depreender como o vestuário pode representar a essência pessoal e influenciar a imagem e as atitudes do indivíduo para si mesmo e para com aqueles com quem se relaciona. Para fins metodológicos, realizou-se um relato de experiência e um questionário, este que contou com 60 respondentes que confirmaram a relevância do vestuário para a satisfação e a produtividade pessoais. A pesquisa demonstrou que a pandemia desorganizou as rotinas daqueles que passaram a realizar atividades profissionais no lar; em vista disso, os posts da “Quarentena Sem Pijama” despertaram o interesse dos que se familiarizaram com a proposta do resgate de um vestuário congruente com a imagem e o estilo de cada um. Por fim, visando à adaptação do vestuário e de práticas profissionais diante do isolamento social, recomendou-se um guarda-roupa adequado a essa rotina e um espaço voltado às atividades em home office.

 

Biografía del autor/a

Sintya de Paula Jorge Motta, Centro Universitário Belas Artes

Pós-graduada em Consultoria de Imagem e Estilo

Leila Rabello de Oliveira, Centro Universitário Belas Artes

Doutora em Ciências Sociais

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Publicado

2022-02-15

Cómo citar

Motta, S. de P. J., & Oliveira, L. R. de. (2022). QUARENTENA E HOME OFFICE SEM PIJAMA: COGNIÇÃO DO VESTUÁRIO E O PODER DAS ROUPAS SOBRE A AUTOIMAGEM E A PRODUTIVIDADE. Pensamento &Amp; Realidade, 36(02), 17–36. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p17-36