Criatividade, Efetividade Mercadológica e Recall: quando a criatividade é efetiva na propaganda?

Autores

  • Barbara Regina Lopes Costa FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2022v37i1.p1-16

Palavras-chave:

Criatividade; Efetividade Mercadológica; Recall.

Resumo

Há uma discussão quanto aos rumos da criatividade no contexto da propaganda, pois quando voltada para ganhar prêmios, pode ser nociva ou contraditória a proposta da comunicação mercadológica. Dessa forma, este estudo, empírico exploratório, comparou campanhas consideradas criativas, premiadas no festival de Cannes Lions 2016, frente aos critérios determinantes da criatividade e de efetividade de propaganda encontrados na literatura, bem como com campanhas meramente informativas, mensurando o recall. Para tal, o estudo foi estruturado em nove etapas, reunindo dados mistos, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que algumas peças premiadas não possuem efetividade quanto ao quesito lembrança, mas que a criatividade, quando bem contextualizada, não estará desacoplada da eficiência mercadológica. 

Biografia do Autor

Barbara Regina Lopes Costa, FAESB - Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara

Doutora em Administração pela Universidad de la Empresa – UDE/Uruguai. Mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Publicitária e Professora de Comunicação e Marketing na Graduação FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara e na Pós-graduação FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana PE Saboia de Medeiros.

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Publicado

2023-04-07