Síndrome de burnout em tempos de pandemia: um estudo com servidores públicos em uma instituição de ensino

Autores

  • Sabrina Guimarães de Vargas Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-0473-2068
  • Ana Maria Heinrichs Maciel Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-3425-1364
  • Luciana Flores Battisttela Universidade Federal de Santa Maria
  • Taiani Corrêa da Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Diogo Moreira Coelho Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriel Adolfo Garcia Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2022v37i1p53-73

Palavras-chave:

Burnout, Serviço Público, Covid-19, Homeoffice

Resumo

A Síndrome de Burnout resulta do estresse prolongado, do excesso de tarefas e do compromisso eficaz no trabalho. Com a pandemia da Covid 19, as configurações de trabalho mudaram e o setor público não foi diferente, exigindo-se mais do trabalhador para atender atividades pessoais e profissionais. O presente estudo teve como objetivo analisar indícios da Síndrome de Burnout entre os servidores do IFFar. Possui abordagem quantitativa e descritiva, utilizando-se de uma survey para realização. A coleta de dados ocorreu de forma online e foi aplicada a servidores públicos do IFFar. Para avaliar o nível quantitativo da Síndrome de Burnout nos servidores utilizou-se a escala de Maslach Burnout Inventory- General Survey (MBI-GS), com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados evidenciaram índice moderado para Burnout. Os desvios padrões apresentados são considerados elevados, alertando a necessidade de intervenção da instituição, em virtude da flutuação, pois índices moderados podem elevar-se. Sugere-se que a gestão adote um diagnóstico institucional para identificar os agentes estressores, além de políticas de qualidade de vida para minimizar os índices de Burnout, que apesar de moderado pode ser gerido pela Instituição, proporcionando ferramentas para que o entusiasmo pelo trabalho não seja perdido.

Biografia do Autor

Sabrina Guimarães de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria

Tecnóloga e Licenciada em Gestão Pública pelo Instituto Federal Farroupilha, Pós Graduada em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER). Mestre em Gestão de Organizações Públicas (UFSM), com ênfase na linha de pesquisa pessoas e sociedade. Atualmente é bacharelanda em Administração no lFFar- São Vicente do Sul. 

Ana Maria Heinrichs Maciel, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração pela Universiadde Federal de Santa Maria. Pesquisadora bolsita Capes.

Luciana Flores Battisttela , Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública. Interesses de pesquisa em Administração Pública, Gestão Pública, Marketing e Políticas Públicas de Bem-estar.

Taiani Corrêa da Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (2012). Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera- UNIDERP (2014). Técnica em Segurança do Trabalho - Eixo Tecnológico Ambiente, Saúde e Segurança pela Escola de educação profissional Albert Einstein - SEG (2016). Cursando Serviço Social pela Universidade Estácio de Sá. MBA em Gestão Pública pela UNOPAR. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Gestão de Organizações Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas PPGOP/UFSM.

Diogo Moreira Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Administração pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2015), especialização em Gestão Fiscal pela AVM Faculdade Integrada (2016) e mestrado em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2021). Atualmente, servidor público federal, Técnico Administrativo em Educação, ocupando o cargo de Administrador na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Gabriel Adolfo Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente, é Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul - RS, onde atua desde maio de 2010. Especialista nas áreas de Gestão Pública / Gestão Estratégica e também em Gestão de Agronegócio e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2023-04-07