Imagens do Brasil Turístico nas páginas do New York Times
Resumo
O artigo procura discutir as principais imagens e estereótipos relacionados ao turismo no Brasil a partir da análise de textos publicados no diário norte-americano The New York Times pelo correspondente internacional Larry Rohter. A metodologia aplicada foi a análise de discurso crítica dos estereótipos e das representações sociais reproduzidas ou transformadas por 21 textos selecionados. Mais do que uma tipologia, o estudo avalia uma topologia dos cenários mais citados: 71,43% dos textos tratam de cenários litorâneos e 14,29% focam as florestas tropicais. Entre as cidades, a concentração da cobertura foi no Rio de Janeiro, foco de 52,38% dos textos (tanto sobre suas praias quanto sobre seus parques florestais). As principais imagens mencionadas nos textos envolvem estereótipos sobre a identidade nacional brasileira, como a beleza natural de nossas paisagens (57,14%), o Carnaval (47,62%) e a cordialidade de nosso povo (19,05%), fatores que atraem as levas de turistas internacionais para o país. Mesmo imagens negativas – como a pobreza, a violência e o tráfico de drogas – tornam-se cenários exóticos de favela tours.Downloads
Como Citar
Paganotti, I. (2011). Imagens do Brasil Turístico nas páginas do New York Times. Pensamento &Amp; Realidade, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7083
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.