O Papel da Web 3.0 no Consumo Contemporâneo

Autores

  • Lawrence Koo

Resumo

O próximo estágio da Web, também conhecida como Web 3.0, trará mudanças fundamentais para nosso cotidiano, porém de forma discreta e evolutiva. Ela combinará aspectos desse novo cenário, pois sairemos da Web 1.0, baseada nas páginas estáticas e na utilização de e-mails, para o mundo da Web 2.0 e conheceremos, então, as redes sociais, o mundo colaborativo, a comunicação peer-to-peer, o crescimento exponencial dos artefatos móveis com incorporação de funcionalidades computacionais e multimidiáticas, convergindo mundos diferentes, como o da TV, da Comunicação, dos Jogos entre outros. A informação começará as fluir mais livremente na rede (ainda existirão restrições em certas localidades), mas teremos, então, um espaço bem mais democrático no Cibermundo. O que a próxima onda Web 3.0 poderá nos trazer? Tim Berners-Lee, criador da internet nos diz: é a Web Semântica. Este artigo procura mostrar como a Web Semântica e a Ciência de Serviço contribuirão para o mundo do consumo e como poderemos nos apropriar das vantagens que elas oferecem.

Biografia do Autor

Lawrence Koo

Lawrence Koo é doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Engenheiro formado pela ITA. Professor da PUC SP nos cursos de Tecnologias e Mídias Digitais e Administração. Pesquisador do GESC³ – Grupo de Estudos de Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo.

Downloads

Como Citar

Koo, L. (2011). O Papel da Web 3.0 no Consumo Contemporâneo. Pensamento &Amp; Realidade, 24(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7086

Edição

Seção

Artigos