A marca diante das novas práticas midiáticas

Autores

  • Jean Charles Jacques Zozzoli

Resumo

O presente artigo discute a mudança de paradigma nos fazeres mercadológico e comunicacional, em especial publicitários, decorrente das novas práticas midiáticas que dizem respeito à informação, à persuasão e ao entretenimento, cada vez mais interativas num ambiente em que os consumidores alteraram sua atitude em relação à publicidade clássica e no qual ferramentas do tipo “site na web” já parecem tradicionais. Analisa o vínculo de parceria e exploração dos conteúdos da marca com seus públicos, como suporte convergente de identificação, personalização, contentamento e experiência, ao considerar ações que recuperam, adaptam, transformam procedimentos publicitários clássicos como o patrocínio e o merchandising, por exemplo, e inovam em performances revigoradas ou inéditas, conhecidas como branded content, brand content, advertainment, product placement, product integration, street marketing...

Biografia do Autor

Jean Charles Jacques Zozzoli

Jean Charles Jacques Zozzoli é graduado em Propaganda e Marketing (Université de Franche-Comté – Besançon); Especialista em Linguística e Comunicação (UFAL); Mestre em Multimeios (UNICAMP); Doutor em Ciências da Comunicação (USP). Na França, atuou em agências de propaganda nos serviços de planejamento e criação. No Brasil, é professor do Curso de Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Pós-Graduação lato sensu; é também Coordenador do GP Publicidade e Propaganda da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Suas pesquisas (na UFAL e NIELP-USP) e publicações focalizam principalmente a marca, suas interfaces e o consumo sígnico.

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Como Citar

Zozzoli, J. C. J. (2011). A marca diante das novas práticas midiáticas. Pensamento &Amp; Realidade, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7230

Edição

Seção

Artigos