Fetichismos visuais: o desempenho orgânico do consumo

Autores

  • Andréa Meneghel
  • Gabriela Ayer
  • Silmara Gomes
  • Stella Milanez

Resumo

Como um sintoma emblemático da sociedade contemporânea (Cavenacci, 2008), o fetichismo visual não pode ser omitido, pelo contrário, é parte importante das relações sociais e do consumo, tendo como ponto central as manifestações de comunicação das marcas, produtos, serviços e experiências. Por isto, o presente artigo busca apresentar os fundamentos teóricos do fetichismo contemporâneo a partir dos autores Canevacci (2005, 2008, 2009), Perniola (2005) e Fontenelle (2003), e materializar estas relações retóricas por meio de um caminho metodológico que inclue a observação etnográfica e a observação participante em um centro de consumo popular da cidade de São Paulo (SP) – Brasil, que está localizado na Rua Vinte Cinco de Março. Com mais de dois mil estabelecimentos comerciais, e o dobro de comerciantes ambulantes, a Rua Vinte Cinco de Março se converteu em um símbolo para o consumo da cidade. A relação entre o fetichismo visual e a retórica está na evidência que a multiplicidade de representações do objeto de desejo (fetichismo) se manifesta nas relações de consumo que podem ser narradas de modo exaustivo, descritivo e que têm interpretação a partir do dialogismo, do desejo e da alienação. Com enfoque etnográfico a partir dos supostos de Ribeiro (2003) e Geertz (1989) fomos capazes de identificar como estas relações fetichistas visuais se constróem e como o visual aparece como responsável da produção dos sentidos líquidos, construídos no intercâmbio e na concorrência do indivíduo e do coletivo.

Biografia do Autor

Andréa Meneghel

Andréa Meneghel é mestranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e membro do Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). Email: andreameneghel@gmail.com.

Gabriela Ayer

Gabriela Ayer é mestranda em Administração pela PUC-SP, sendo bolsista pela CAPES, e membro do GESC3. Email: biayer@hotmail.com.

Silmara Gomes

Silmara C. Gomes é mestranda em Administração pela PUC-SP, sendo bolsista pela CAPES. Email: gomessilmara@hotmail.com

Stella Milanez

Stela Maris Milanez é mestranda em Administração pela PUC-SP, e membro do GESC3. Email: sm.milanez@gmail.com

Downloads

Edição

Seção

Artigos