ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA

Autores

  • Durval Lucas Jr USP / UFSCAR
  • César Alexandre de Souza USP

Resumo

Dentre as diversas consequências da ascensão da web 2.0 está o uso das redes sociais pelas empresas na busca de fortalecer relacionamentos com seus clientes. Desta forma, cresce a necessidade de se estabelecer estratégias de comunicação integrada também no mundo virtual. Considerando esses aspectos, este artigo tem como objetivo discutir o processo de comunicação integrada de marketing nas redes sociais, a partir da análise do caso de uma instituição financeira brasileira. Além de dados bibliográficos que versam sobre as redes sociais e a comunicação integrada de marketing, os autores utilizaram dados disponibilizados pelas maiores instituições financeiras do Brasil em seus sítios na internet e perfis públicos nas redes sociais. Como principais conclusões do estudo, pode-se dizer que o investimento em comunicação nas redes sociais pode estar diretamente associado a políticas estratégicas e de marketing, e que tem gerado como principal retorno o envolvimento dos clientes na colaboração e na construção de conteúdo relacionado ao negócio.

Biografia do Autor

Durval Lucas Jr, USP / UFSCAR

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Alagoas. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP.

César Alexandre de Souza, USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP.

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Publicado

2011-12-21

Como Citar

Lucas Jr, D., & Souza, C. A. de. (2011). ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA BRASILEIRA. Pensamento &Amp; Realidade, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8077

Edição

Seção

Artigos