Valores Nucleares Aplicados à Educação Tecnológica Colaborativa

Autores

  • Maria Goreti Amboni Stadtlober

Palavras-chave:

Educação, tecnologia, colaboração, artefato, teoria da atividade

Resumo

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo, entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso. A tecnologia, assim, é concebida como artefato mediador das atividades humanas, jamais ocupando um lugar ontológico (relativo ao ser). Reflete sobre a necessidade de novas definições para a educação delineadas por valores sociais nucleares e eixos pedagógicos interdependentes que contribuem para a formação de redes comunitárias.

Biografia do Autor

Maria Goreti Amboni Stadtlober

Maria Goreti Amboni Stadtlober é graduada em Letras-Franco Portuguesas/UNICENTRO, pós-graduada em Metodologia e Prática do Ensino de Língua e Literatura/UNICAMP, mestre em Educação/Gestão de Instituições de Ensino Superior/PUCPR, doutora em Educação e Currículo/Formação/Tecnologia Educacional/PUC/SP e livre pesquisadora na Universidade de Estudos Avançados/S. J. dos Pinhais/PR; atua como assessora na SEED/CETEPAR – Centro de Excelência em Tecnologia do Estado do Paraná/Curitiba.

Downloads

Como Citar

Stadtlober, M. G. A. (2012). Valores Nucleares Aplicados à Educação Tecnológica Colaborativa. Pensamento &Amp; Realidade, 22. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8302

Edição

Seção

Artigos