Valores Nucleares Aplicados à Educação Tecnológica Colaborativa

Maria Goreti Amboni Stadtlober

Resumo


Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo, entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso. A tecnologia, assim, é concebida como artefato mediador das atividades humanas, jamais ocupando um lugar ontológico (relativo ao ser). Reflete sobre a necessidade de novas definições para a educação delineadas por valores sociais nucleares e eixos pedagógicos interdependentes que contribuem para a formação de redes comunitárias.

Palavras-chave


Educação; tecnologia; colaboração; artefato; teoria da atividade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: