Modelos de classificação do Welfare State: as tipologias de Titmuss e Esping-Andersen

Autores

  • Daniel Arias Vazquez

Palavras-chave:

Modelos de classificação, Titmuss, Esping-Andersen, Welfare State, política social.

Resumo

Este artigo faz uma análise comparativa dos modelos de classificação do Welfare State, propostos por Titmuss (1963) e Esping-Andersen (1990). O objetivo é destacar as diferenças nestas tipologias entre políticas universais e focalizadas, identificar a lógica de funcionamento de cada uma delas dentro dos sistemas de proteção social. Com isso, pretende-se esclarecer conceitos e ampliar o debate sobre a estratégia de desenvolvimento social no Brasil.

Biografia do Autor

Daniel Arias Vazquez

Daniel Arias Vazquez é mestre em Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da UNICAMP e doutorando em Desenvolvimento Econômico pela mesma instituição; é pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole / Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEM/Cebrap) e professor da Universidade Católica de Santos.

Downloads

Como Citar

Vazquez, D. A. (2012). Modelos de classificação do Welfare State: as tipologias de Titmuss e Esping-Andersen. Pensamento &Amp; Realidade, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8307

Edição

Seção

Estudos sobre a pobreza