Rota do Cooperativismo: de Rochdale à estratégia negocial competitiva
Palavras-chave:
Cooperativismo, ferramentas estratégicas, empresas mercantis, cooperativas.Resumo
Este artigo pode ser considerado como continuidade a um artigo anteriormente publicado no no 20 desta revista, que estudou o Cooperativismo como estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos no Brasil. Desta feita, objetiva analisar o Cooperativismo como estratégia competitiva de negócios a partir de uma de suas vinculações com o universo negocial: a sua presumida inserção na evolução do pensamento administrativo. Com fulcro em conceitos empresariais de geral aceitação, rastreia-se o caminho palmilhado pelo Cooperativismo, de seu nascedouro à atualidade, onde exsurge como importante ferramenta estratégica de negócios. A seguir, estabelecem-se comparações entre as economias das empresas mercantis e as das empresas cooperativas, incluindo-se, também, suas deficiências. O artigo se encerra com um exemplo da versatilidade do Cooperativismo, comentando-se as similaridades entre Cooperativismo e Clusterização.Downloads
Como Citar
Caldeira, Álvaro da C. (2012). Rota do Cooperativismo: de Rochdale à estratégia negocial competitiva. Pensamento &Amp; Realidade, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8308
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.