O Monge e o Executivo: Liderança, Massificação ou Disciplinarização?

Autores

  • Kelen Cristiane dos Santos Chacon
  • Roberto Magán

Palavras-chave:

Liderança, massificação, disciplinarização

Resumo

Este artigo tem o propósito de analisar o conceito de liderança presente no livro O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança, de James Hunter, para a qual foram utilizadas as premissas da Teoria Crítica Radical e pensamentos afins, como o conceito de Sociedade Disciplinar de Foucault e de Sociedade de Controle de Burroughs, a fim de traçarmos um perfil distintivo entre o que Hunter denomina liderança e os aspectos de massificação e disciplinarização presentes nas perspectivas atuais da gestão de conhecimentos e pessoas, adotadas nas empresas e na sociedade na era da globalização.

Biografia do Autor

Kelen Cristiane dos Santos Chacon

Kelen Cristiane dos Santos Chacon é mestre em Educação, Tecnologia da Informação e Semiótica pela Universidade Braz Cubas, é licenciada em História e Pedagogia e especialista em Formação de Profissionais de Educação e em Formação de Gestores; é, também, diretora da Rede de Ensino Municipal de Mogi das Cruzes.

Roberto Magán

Roberto Magán é mestre em Educação, Tecnologia da Informação e Semiótica pela Universidade Braz Cubas, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Redes de Comunicação, consultor em Tecnologias da Informação e professor da Faculdade São Luís e Centro Universitário Salesianos.

Downloads

Como Citar

Chacon, K. C. dos S., & Magán, R. (2012). O Monge e o Executivo: Liderança, Massificação ou Disciplinarização?. Pensamento &Amp; Realidade, 21. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8337

Edição

Seção

Artigos