O acesso dos afrodescendentes brasileiros ao ensino superior: uma reflexão em torno da contribuição de Amartya Sen

Autores

  • Cassiano Ricardo Martines Bovo

Palavras-chave:

Amartya Sen, afrodescendentes, teoria do bem-estar, liberdade, capacidade, funcionamentos.

Resumo

Este artigo trata da exclusão social do afrodescendente no Brasil, vista sob a perspectiva do acesso ao ensino superior. Algumas possibilidades têm surgido no país, tais como a Educafro, o ProUni e o sistema de cotas. Pretende-se refletir em torno desses sistemas de acesso sob a ótica da teoria do bem-estar e do desenvolvimento como liberdade do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998.

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Biografia do Autor

Cassiano Ricardo Martines Bovo

Cassiano Ricardo Martines Bovo é mestre em Economia e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor da Faculdade São Luís e membro do Núcleo de Estudos sobre a Pobreza — NEPO/FSL.

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Como Citar

Bovo, C. R. M. (2012). O acesso dos afrodescendentes brasileiros ao ensino superior: uma reflexão em torno da contribuição de Amartya Sen. Pensamento & Realidade, 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8395

Edição

Seção

Estudos sobre a pobreza