O acesso dos afrodescendentes brasileiros ao ensino superior: uma reflexão em torno da contribuição de Amartya Sen

Autores/as

  • Cassiano Ricardo Martines Bovo

Palabras clave:

Amartya Sen, afrodescendentes, teoria do bem-estar, liberdade, capacidade, funcionamentos.

Resumen

Este artigo trata da exclusão social do afrodescendente no Brasil, vista sob a perspectiva do acesso ao ensino superior. Algumas possibilidades têm surgido no país, tais como a Educafro, o ProUni e o sistema de cotas. Pretende-se refletir em torno desses sistemas de acesso sob a ótica da teoria do bem-estar e do desenvolvimento como liberdade do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998.

Biografía del autor/a

Cassiano Ricardo Martines Bovo

Cassiano Ricardo Martines Bovo é mestre em Economia e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor da Faculdade São Luís e membro do Núcleo de Estudos sobre a Pobreza — NEPO/FSL.

Cómo citar

Bovo, C. R. M. (2012). O acesso dos afrodescendentes brasileiros ao ensino superior: uma reflexão em torno da contribuição de Amartya Sen. Pensamento &Amp; Realidade, 18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8395

Número

Sección

Estudos sobre a pobreza