Formação docente e as mudanças na sala de aula: um diálogo complexo

Autores

  • Heloisa Maria Gomes
  • Leonir Pessate Alves
  • Marina Graziela Feldmann
  • Solange Vera Nunes de Lima D’Agua
  • Windsor Espenser Veiga
  • Wlademir Marim

Palavras-chave:

Formação docente, mudanças, escola, complexidade.

Resumo

O presente texto tem o objetivo de registrar estudos, debates e reflexões de um grupo de pesquisadores na busca da compreensão dos movimentos que envolvem a formação do professor em contextos de profundas mudanças, considerando as especificidades brasileiras e seus aportes na sala de aula. Procurou-se definir termos mais emergentes relacionados com a temática e que contribuiriam para o aprofundamento do objeto de estudo das pesquisas de cada um dos envolvidos. Foram utilizadas leituras de autores diversos, análises e sínteses. Parte-se do pressuposto de que nenhum trabalho em educação pode ser considerado um produto acabado, mas em processo de construção, permitindo que se amplie o olhar sobre os processos de formação, suas possibilidades, limites e reflexos na aula. Concluiu-se que há muito que se discutir sobre formação de professores; entende-se que ela se inicia bem antes do profissional dar entrada na universidade e precisa ser desenvolvida de forma competente e compromissada, ao longo de toda a vida.

Biografia do Autor

Heloisa Maria Gomes

Heloisa Maria Gomes é mestre em Educação pela PUC-SP; é professora da PUC-SP/PEC e FOCO/SP.

Leonir Pessate Alves

Leonir Pessate Alves é mestre em Educação pela PUC-SP; é professor da Pós-Graduação da ICPG/IBPEX.

Marina Graziela Feldmann

Marina Graziela Feldmann é doutora em Educação pela PUC-SP; é professora da Faculdade de Educação e da Pós-Graduação em Educação da PUC-SP.

Solange Vera Nunes de Lima D’Agua

Solange Vera Nunes de Lima D’Agua é mestre em Educação pela PUC-SP; é professora da PUC-SP/PEC e coordenadora da Equipe Interdisciplinar Educação/Osasco-SP.

Windsor Espenser Veiga

Windsor Espenser Veiga é mestre em Contabilidade pela PUC-SP; é professor da PUC-SP e da Faculdade São Luís.

Wlademir Marim

Wlademir Marim é mestre em Educação pela PUC-SP; é professor da Universidade de Mogi das Cruzes e Assessor Pedagógico do Colégio Marista e Mathema.

Downloads

Edição

Seção

Artigos