Formação docente e as mudanças na sala de aula: um diálogo complexo

Heloisa Maria Gomes, Leonir Pessate Alves, Marina Graziela Feldmann, Solange Vera Nunes de Lima D’Agua, Windsor Espenser Veiga, Wlademir Marim

Resumo


O presente texto tem o objetivo de registrar estudos, debates e reflexões de um grupo de pesquisadores na busca da compreensão dos movimentos que envolvem a formação do professor em contextos de profundas mudanças, considerando as especificidades brasileiras e seus aportes na sala de aula. Procurou-se definir termos mais emergentes relacionados com a temática e que contribuiriam para o aprofundamento do objeto de estudo das pesquisas de cada um dos envolvidos. Foram utilizadas leituras de autores diversos, análises e sínteses. Parte-se do pressuposto de que nenhum trabalho em educação pode ser considerado um produto acabado, mas em processo de construção, permitindo que se amplie o olhar sobre os processos de formação, suas possibilidades, limites e reflexos na aula. Concluiu-se que há muito que se discutir sobre formação de professores; entende-se que ela se inicia bem antes do profissional dar entrada na universidade e precisa ser desenvolvida de forma competente e compromissada, ao longo de toda a vida.

Palavras-chave


Formação docente; mudanças; escola; complexidade.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pensamento & Realidade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

e-ISSN: 2237-4418
ISSN Impresso: 1415-5109

Indexado em: