O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na construção do currículo

Autores

  • Maria Goreti Amboni Stadtlober

Palavras-chave:

Currículo, tecnologia, complexidade

Resumo

O presente estudo visa a uma reflexão acerca do âmbito do currículo concebido nas relações cultural e ideológica dos sujeitos. Nesta reflexão, ensino e educação se constituem mediados pela tecnologia que opera de acordo com a diversidade das ações humanas. O currículo escolar deve, portanto, ser construído nas perspectivas da emancipação e da crítica transformadora em busca da autonomia, levando-se em consideração a complexidade dos organismos sociobiológicos, bio-psico-espirituais e a dinâmica da relação interdependente sujeito/objeto com a sociedade e o ecossistema.

Biografia do Autor

Maria Goreti Amboni Stadtlober

Maria Goreti Amboni Stadtlober é doutoranda do Programa de Educação e Currículo/Formação e Tecnologia Educacional — PUC/SP e bolsista do CNPq. Desenvolveu dissertação sobre Ambientes Eletrônicos de Aprendizagem Colaborativa na PUC/PR, em 2000. É professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná/SEED. Trabalhou em equipes de organização de seminários na Área da Tecnologia Educacional em Faxinal do Céu — Pr. Atuou como professora de Filosofia da Educação na Universidade Tuiuti do Paraná.

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Como Citar

Stadtlober, M. G. A. (2012). O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na construção do currículo. Pensamento &Amp; Realidade, 13. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8464

Edição

Seção

Artigos