FORMAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL: OLHARES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA CURRICULAR A PARTIR DO PERFIL DE INGRESSOS
Abstract
A Gestão Social cada vez mais se consolida como objeto de propostas de formação no ensino superior, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação, mobilizando um número crescente de instituições e agências de fomento, além de professores, alunos e outros profissionais ligados ao ensino. Este movimento, porém, carrega consigo certa contradição, apontada por Boullosa e Schommer (2009; 2010), pois se ensina um algo, a gestão social, cujos limites e natureza ainda estão em processo de formação. Neste artigo, os interesses de pesquisa recaem sobre uma experiência de formação em gestão social, em nível de graduação tecnológica, desenvolvido em uma universidade federal em um dos estados do nordeste do país, aqui chamado de Experiência Delta. A Experiência Delta, implantada em 2009, foi desenhada a partir de uma proposta curricular que acolhia a pluralidade do conceito de gestão social, sem problematizar a interação entre tantas interpretações, não obstante a sua variada consistência, graduando recentemente a sua primeira turma de gestores sociais. As conclusões deste artigo apontam que a proposta curricular foi sendo submetida a ajustes incrementais, por pontuais iniciativas docentes, mas muitas vezes a partir de demandas discentes, evidenciando a necessidade de reaproximar o produto gestão social da sua natureza de in progress, de processo, numa caminhada em direção ao amadurecimento. Esta pesquisa utiliza-se de dados primários construídos em dois complementares trabalhos de conclusão de curso, no âmbito do Observatório da Formação em Gestão Social.
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