VALORES PESSOAIS RELACIONADOS À ESCOLHA DE AUTOMÓVEIS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores/as

  • Tarso Marques Mendonça
  • Márcio Lopes Pimenta Universidade Federal de Uberlândia

Resumen

A competitividade das empresas e a diversidade dos consumidores no mercado automobilístico atual exigem formas mais aprofundadas de análise do comportamento dos clientes, que estão cada vez menos sensibilizados às ações de marketing. Dessa forma, verifica-se a importância da identificação dos atributos considerados no processo de compra de carros, bem como a sua relação com os valores pessoais dos compradores. Para o presente estudo, foram realizadas entrevistas com 20 jovens universitários da cidade de Uberlândia com idades entre 19 e 26 anos, que participaram do processo de escolha de um automóvel próprio novo. Através da técnica Laddering e da teoria da cadeia de meios e fins foram identificados como relevantes os atributos “Motor” e “Design”, as consequências “Agilidade e Praticidade”, “Sensação de Modernidade” e especialmente “Conforto” e o valor pessoal “Autorrealização”.

Publicado

2015-10-19

Cómo citar

Mendonça, T. M., & Pimenta, M. L. (2015). VALORES PESSOAIS RELACIONADOS À ESCOLHA DE AUTOMÓVEIS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS. Pensamento &Amp; Realidade, 30(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/20983