RELEVÂNCIA DO MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO: avaliação e perspectivas e a busca de uma Agenda de Regulação

Autores

  • Adriana Gomes de Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Mercado Cervejeiro, papel da indústria de cervejas, Indústria de bebidas, regulação e consumo da indústria cervejeira

Resumo

A indústria de cerveja pode ser considerada uma das mais importantes atividades produtivas do Século XXI. Em que pese ser seu consumo milenar, apenas nos últimos 150 (cento e cinquenta) anos sua produção e consumo tornaram-se dos mais expressivos entre as bebidas alcoólicas. Atualmente, pode-se dizer que seu consumo encontra-se globalizado e a participação do Brasil nesse mercado internacionalizado tem chamado atenção de grandes empresas que atuam neste setor. O presente artigo pretende mostrar a importância recente, mas consistente da indústria cervejeira no Brasil e seus desafios no contexto de regulação, consumo e convergência de mídias.

Biografia do Autor

Adriana Gomes de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: programas tecnológicos, petrobras, procap, aprendizagem tecnológica e avaliação tecnico-econômica.

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Publicado

2015-10-19