CHATÔ, O REI DO BRASIL: AÇÕES DE INOVAÇÃO DE UM EMPREENDEDOR BRASILEIRO

Authors

  • Thiago Aguiar de Castro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Diego de Queiroz Machado Universidade Federal do Ceará - UFC

Keywords:

Empreendedorismo, inovação, Chatô.

Abstract

Diante da reconhecida importância da ação de empreendedores para o crescimento de economias e do impacto das ações de Assis Chateaubriand para o desenvolvimento da mídia cultural brasileira, este trabalho tem como objetivo analisar as ações de inovação de Assis Chateaubriand. Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, desenvolvida com a aplicação de um estudo observacional em linguagem fílmica, sendo a fonte de dados utilizada o filme “Chatô, o Rei do Brasil” (2015). Destaca-se que a principal fonte de inovação utilizada por Chatô foi sua aprendizagem. Chatô era ciente do papel da tecnologia na inovação, pois ele se utilizava de várias estratégias para conseguir recursos para adquirir novas tecnologias e embuti-las em novos produtos. Ao final, denota-se ainda que Chatô utilizou a estratégia ofensiva em todas as suas inovações.

Author Biographies

Thiago Aguiar de Castro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pesquisador e Bolsista na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Diego de Queiroz Machado, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Administração pela Universidade de Fortaleza (2016) e professor adjunto na Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Published

2019-03-05

How to Cite

Castro, T. A. de, & Machado, D. de Q. (2019). CHATÔ, O REI DO BRASIL: AÇÕES DE INOVAÇÃO DE UM EMPREENDEDOR BRASILEIRO. Pensamento &Amp; Realidade, 33(2), 65–85. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/37940