PROGRAMA DE GQT EM VENDAS: MOTIVAÇÕES, MÉTODO DE IMPLEMENTAÇÃO E RESULTADOS NUMA EMPRESA DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA

Authors

  • RODRIGO GUIMARAES MOTTA PUC-SP http://orcid.org/0000-0002-5331-0294
  • Iara Cristina de Fátima Mola PUC-SP
  • Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos PUC-SP
  • Leandro Pereira de Lacerda PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.37-57

Keywords:

Gestão da Qualidade Total. GQT. GQT em Vendas.

Abstract

Desde 1980, a implementação de programas de GQT é considerada um diferencial – há um consenso quanto à vantagem competitiva que a empresa que os tem apresenta. Porém, não obstante influir no alcance de vendas, a execução desses programas frequentemente se dá ou em toda a organização ou em suas áreas de produção. Assim, este estudo objetivou compreender a implementação do programa de GQT em vendas em uma empresa da indústria brasileira de bens de consumo não duráveis. Para tanto, além de uma fundamentação teórica que abrangeu o percurso de evolução da GQT, a pesquisa compreendeu o atual contexto em que a indústria considerada se insere e no qual encontra ao menos três desafios expressivos. Por meio do estudo de caso com 120 colaboradores da área comercial da empresa partícipe, verificou-se que o aumento de rentabilidade correspondeu à principal motivação para se realizar o programa de GQT. Quanto ao método de implementação, identificaram-se sete processos-chave: Planejamento mensal; Visitas a clientes e pontos de venda; Positivação; Presença em loja; Treinamento; Reunião; e Controle dos investimentos. A partir dos resultados constatou-se que, apesar dos desafios na área em 2017, a empresa aumentou sua rentabilidade ao implementar o  programa. No mais, a avaliação revelou melhorias quanto a maiores produtividade e rentabilidade nas vendas, sendo que o programa de GQT foi aprovado pela quase totalidade de entrevistados.

 

Author Biographies

RODRIGO GUIMARAES MOTTA, PUC-SP

Doutor em administração na puc-sp

Iara Cristina de Fátima Mola, PUC-SP

Meste em linguística

Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, PUC-SP

Doutora em administração

Leandro Pereira de Lacerda, PUC-PR

Mestre em administração

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Published

2021-08-31

How to Cite

MOTTA, R. G., Mola, I. C. de F., Bastos Fernandes dos Santos, N. M., & Lacerda, L. P. de. (2021). PROGRAMA DE GQT EM VENDAS: MOTIVAÇÕES, MÉTODO DE IMPLEMENTAÇÃO E RESULTADOS NUMA EMPRESA DE PRODUTOS DE HIGIENE E BELEZA. Pensamento &Amp; Realidade, 36(02), 37–57. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2021v36i2p.37-57