DISRUPTIVE INNOVATION IN EDUCATION:

A bibliometrics study on Moocs

Authors

  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Denise Adriana Johann
  • Marcos Morgental Falkembach
  • Marcelo Cassanta Antunes
  • Luis Felipe Dias Lopes
  • Maria Emilia Camargo
  • Beatriz Lucia Salvador Bizotto

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p121-191

Abstract

The aim of this study is to present the research scenario involving MOOCS, a new learning format that has the potential to become a disruptive innovation when compared to traditional teaching-learning models. Descriptive and quantitative work, bibliometric in nature, seeks to raise the characteristics of academic production. For that, a bibliometric search was carried out in the Web of Science database, in which 2,079 articles published in the period from 2011 to 2020 were investigated, in the respective database, including the characterization of production, methodological aspects and related themes. Initially, the total number of publications was identified, characterized by their thematic areas, types of documents, year of publication, authors, funding agencies and institutions, countries and languages. The research was carried out using Excel tools and VOSViewer software. It is also observed that the degree of cooperation between the authors is significant. Among those that stand out more are Kloos C.D. and Hoyos A.C. It can be seen that the main authors in the area are Spanish, despite the fact that this education model emerged in the United States in 2008.

Author Biographies

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Redes de Computadores

Mestrando no Programa em Pós Graduação em Administração da UFSM

Denise Adriana Johann

Doutoranda e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional na Universidade Federal de Santa Maria- PEG/UFSM. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comportamento, Estresse e Trabalho - GPCET/UFSM.. Experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão de projetos, inovação, educação empreendedora e comportamento empreendedor. Áreas de interesse: Economia, Empreendedorismo, Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas.

Marcos Morgental Falkembach

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Especialização em Estratégia Empresarial pela ULBRA/Canoas (1998) e Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é gestor da Associação Riachuelo de Ensino, empresa que atua nos segmentos de pré-vestibular, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em marketing.

Marcelo Cassanta Antunes

Trabalhei na Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM) como Assistente em Administração de 2012 a 2022. Atualmente trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocupando o mesmo cargo. Possuo graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (2017), graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2015), MBA em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pelo Centro Universitário Internacional (2016) e mestrado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Luis Felipe Dias Lopes

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas / Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Pesquisa: COMPORTAMENTO INOVADOR, ESTRESSE E TRABALHO. Graduação em Matemática pela Faculdade Imaculada Conceição (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Publicou 289 artigos em periódicos especializados e 611 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 livros publicados e 33 capítulos de livros. Participou de 153 eventos. Orientou 8 teses de doutorado, 62 dissertações de mestrado, co-orientou 9, orientou 75 monografias de especialização, 47 trabalhos de iniciação científica e 56 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Administração, Engenharia de Produção, Estatística Aplicada e Enfermagem. Recebeu 24 prêmios e/ou homenagens. Membro do Comitê de Avaliadores do MEC, FAPEMA, FAPESPA e FAPESC. Membro do Comitê Científico da CAPES e CNPq na área de Administração e Engenharia de Produção. Tem experiência na área de: - Estatística: com ênfase em Métodos Quantitativos e Análise Multivariada; - Administração, com ênfase em Inovação Tecnológica, Comportamento organizacional e Doenças Comportamentais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica são: estatística aplicada, inovação tecnológica, comportamento organizacional e doenças comportamentais. Em suas atividades profissionais interagiu com 2085 colaboradores em co-autorias de projetos e artigos científicos.

Maria Emilia Camargo

Estágio Senior em Georeferenciamento aplicado ao Fluxo do Conhecimento pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (2014), Pós-Doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade de Algarve em Faro/Portugal (2005), Pós-Doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan (Russia) (2000). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul (2012-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção na Universidade de Caxias do Sul (2019-2021). Gestora do Polo de Inovação Tecnológica dos Campos de Cima da Serra (2012-2020). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro, Portugal, desde 2019. Membro do Conselho Executivo da FATER Academy of India (FAI), desde 2020. Investigadora Spinner Innovation Centre, desde 2021. Professora visitante no Programa de Pós-graduação em Administração ? UFSM (início 2021). Pesquisadora Destaque da área Ciências Humanas e Sociais, FAPERGS (2020). Temas de pesquisa: Inovação, Gestão do Conhecimento; Séries Temporais; Prospecção Tecnológica, Neurociências Organizacional.

Beatriz Lucia Salvador Bizotto

Pós-Doutorado na Universidade de Aveiro Portugal. Doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul UCS-Convênio PUC/RS (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul -UCS (2011). Especialização em Controladoria- Universidade de Caxias do Sul UCS- Campus Vacaria. Graduada em Ciências Contábeis (2001). Perita Judicial. Coordenadora de dois grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ (DGP - Grupo de Pesquisa em Governança e Desenvolvimento Grupo de Pesquisa em Governança e Perpetuidade) com a participação de pesquisadores do Brazil, India e Pakistan. Os temas de interesse de pesquisa são: Inovação, Governança Corporativa, Vantagem Competitiva e Sustentabilidade em cadeias produtivas do Agronegócio. Professora e Tutora do Centro Universitário UNIFACVEST. Presidente da Global Edu Leaders Forum - Brasil (de dezembro de 2021 a janeiro de 2022). Coordenadora Internacional da Global Edu Leaders Forum - Brasil (a partir de fevereiro de 2022) . Membro Conselho Executivo da FAI India.

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Published

2024-04-30

How to Cite

Rodrigues, G. O., Adriana Johann, D. ., Morgental Falkembach, M., Cassanta Antunes, M. ., Felipe Dias Lopes, L. ., Emilia Camargo, M. ., & Lucia Salvador Bizotto, B. (2024). DISRUPTIVE INNOVATION IN EDUCATION: : A bibliometrics study on Moocs. Pensamento &Amp; Realidade, 38(2), 121–141. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i2.p121-191