A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA REDE SOCIAL, DE MARK GRANOVETTER, PARA A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS E A ATUAÇÃO DAS EMPRESAS
Palabras clave:
Redes sociais, imersão, laços fracos, laços fortes, Granovetter, embeddednessResumen
Este artigo aborda a teoria dos laços fracos, de Mark Granovetter, professor da Universidade de Stanford (São Francisco, E.U.A), um dos expoentes da Nova Sociologia Econômica, que busca contribuir em relação aos estudos que envolvem as chamadas redes sociais, que são largamente utilizadas para explicar uma série de processos e fenômenos relacionados à interação social, assim como as relações que envolvem organizações. Dessa forma, apresentaremos a Sociologia Econômica, sua relação com as redes sociais, a contribuição de Mark Granovetter, a sua crítica em relação à explicação da teoria econômica convencional sobre o funcionamento dos mercados e à escola neo-institucionalista. Por fim, abordaremos a atuação das organizações à luz da teoria em pauta, bem como sua contribuição à gestão dos negócios.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.