ESTUDO DO RADAR DA INOVAÇÃO EM TRÊS EMPRESAS DO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS DE SOROCABA

Autores

  • Neila Conceição Viana da Cunha Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Mayra Suelen de Lima Carvalho Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Laura Crisci Bartone Case New Holand - CNH

Palavras-chave:

Radar de inovação, capacidade de inovação, gestão da inovação

Resumo

A obra de Sawhney, Wolcott e Arroniz (2006) mostra que uma empresa que queira inovar seu negócio deve olhar a organização sob 12 dimensões denominadas radar da inovação. A questão proposta foi: quais dimensões da capacidade de inovação adotadas por quatro empresas do segmento de autopeças de Sorocaba? O objetivo foi identificar as dimensões que compõem o constructo capacidade de inovação neste segmento. A pesquisa foi qualitativa, de caráter exploratório. O método utilizado foi o estudo de múltiplos casos. O instrumento de coleta de dados foi entrevista. Foram utilizados dados secundários e institucionais. Os resultados permitiram compreender a capacidade de inovação e possibilitaram a construção da estrutura teórica conceitual adaptando o radar de inovação para a realidade das empresas do segmento de autopeças. Foram identificadas mais três dimensões: pessoas, aprendizagem organizacional e qualidade de vida no trabalho. Além da identificação do eixo de sustentabilidade permeando todas as dimensões do radar.

Biografia do Autor

Neila Conceição Viana da Cunha, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

e pesquisadora da área de Gestão da Tecnologia e da Inovação do Departamento de Administraçãol da Universidade Federal de São Carlos

Mayra Suelen de Lima Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq.

Ana Laura Crisci Bartone, Case New Holand - CNH

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UFSCar.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Cunha, N. C. V. da, Carvalho, M. S. de L., & Bartone, A. L. C. (2015). ESTUDO DO RADAR DA INOVAÇÃO EM TRÊS EMPRESAS DO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS DE SOROCABA. Pensamento &Amp; Realidade, 30(1), 18. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/20558