MERCADO MADURO E CONSUMO: QUE FATORES SÃO RELEVANTES NA DETERMINAÇÃO DE PREFERÊNCIA DE SUPERMERCADOS PELA TERCEIRA IDADE

Autores/as

  • Alexandre Braga Gusmão UNESA - MADE
  • Cecilia L Queirós Mattoso MADE - UNESA

Palabras clave:

fidelização, comportamento do consumidor, consumidor maduro, terceira idade, supermercado, ambiente, leiaute, atendimento, interação social

Resumen

Dados do IBGE mostram que a população brasileira acima de 60 anos está mais ativa, com renda superior à que se via há tempos atrás, e saúde em melhores condições, além de ter crescido 41% nos últimos 10 anos. Assim, surpreende o fato de muitos varejistas os ignorarem ou colocá-los sob uma mesma perspectiva gerencial que os mais jovens. Esse estudo buscou identificar quais aspectos influenciam o consumidor maduro no processo de escolha do supermercado preferido. Os elementos relacionados ao ambiente (leiaute e atmosfera), à interação social e ao atendimento mostraram-se como os preferidos na determinação do supermercado favorito. Além desses, outros fatores até então inexplorados – segurança, socialização, saúde e bem estar - emergiram de forma espontânea do campo, trazendo contribuições ao meio acadêmico e ao varejo.

Biografía del autor/a

Alexandre Braga Gusmão, UNESA - MADE

Mestre pelo MADE - UNESA

Cecilia L Queirós Mattoso, MADE - UNESA

Doutora pela Coppead - UFRJ. Professora Adjunta do departamento de Marketing - MADE - UNESA

Publicado

2015-07-13

Cómo citar

Gusmão, A. B., & Mattoso, C. L. Q. (2015). MERCADO MADURO E CONSUMO: QUE FATORES SÃO RELEVANTES NA DETERMINAÇÃO DE PREFERÊNCIA DE SUPERMERCADOS PELA TERCEIRA IDADE. Pensamento &Amp; Realidade, 30(1), 17. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22282