Representações de espaço e sociabilidades organizacionais em dois cafés na grande Vitória

Autores/as

  • Helena Wanguestel Serrate Universidade Federal do Espírito Santo
  • Letícia Dias Fantinel Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

espaço, sociabilidade, representações sociais, organização, café

Resumen

Este trabalho objetiva examinar a relação entre as representações sociais de espaço que circulam em dois cafés, entendidos aqui como sinônimos de cafeterias, da região da Grande Vitória/ES e as sociabilidades organizacionais neles existentes. Como objetivos específicos, definiu-se (1) identificar as representações de espaço que circulam nos dois cafés estudados; (2) identificar as sociabilidades organizacionais ocorridas nos locais; (3) relacionar as representações de espaço aos modos de sociabilidade organizacional nas duas organizações. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram a observação aliada ao diário de campo e a entrevista, conduzidas com inspiração no método etnográfico. Os resultados encontrados revelaram que, mesmo em contextos muito semelhantes, os usos de espaço de cada local podem revelar-se de maneiras únicas, de forma a caracterizar de modo singular cada espaço estudado.

Biografía del autor/a

Helena Wanguestel Serrate, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2015)

Letícia Dias Fantinel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Bacharel (UFRGS, 2005), Mestre (UFRGS, 2009) e Doutora (UFBA, 2012) em Administração.

Publicado

2015-04-09

Cómo citar

Serrate, H. W., & Fantinel, L. D. (2015). Representações de espaço e sociabilidades organizacionais em dois cafés na grande Vitória. Pensamento &Amp; Realidade, 29(4), 18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22475