RELEVÂNCIA DO MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO: avaliação e perspectivas e a busca de uma Agenda de Regulação

Autores/as

  • Adriana Gomes de Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Mercado Cervejeiro, papel da indústria de cervejas, Indústria de bebidas, regulação e consumo da indústria cervejeira

Resumen

A indústria de cerveja pode ser considerada uma das mais importantes atividades produtivas do Século XXI. Em que pese ser seu consumo milenar, apenas nos últimos 150 (cento e cinquenta) anos sua produção e consumo tornaram-se dos mais expressivos entre as bebidas alcoólicas. Atualmente, pode-se dizer que seu consumo encontra-se globalizado e a participação do Brasil nesse mercado internacionalizado tem chamado atenção de grandes empresas que atuam neste setor. O presente artigo pretende mostrar a importância recente, mas consistente da indústria cervejeira no Brasil e seus desafios no contexto de regulação, consumo e convergência de mídias.

Biografía del autor/a

Adriana Gomes de Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e bolsista da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: programas tecnológicos, petrobras, procap, aprendizagem tecnológica e avaliação tecnico-econômica.

Publicado

2015-10-19

Cómo citar

Freitas, A. G. de. (2015). RELEVÂNCIA DO MERCADO CERVEJEIRO BRASILEIRO: avaliação e perspectivas e a busca de uma Agenda de Regulação. Pensamento &Amp; Realidade, 30(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/24655