CONVERSÃO DO CONHECIMENTO INDIVIDUAL EM ORGANIZACIONAL: DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Márcia Aparecida Prim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gustavo Tomaz Buchele Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Gestão do Conhecimento, Memória Organizacional, Instituição de Ensino Superior.

Resumen

As instituições estão diante de um desafio representado pela perda da força do trabalho. Para reduzir esse impacto, uma das estratégias é a conversão do conhecimento individual em coletivo. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é estudar como o conhecimento individual é transformado em conhecimento organizacional, em uma Instituição de Ensino Superior. Trata-se de uma revisão sistemática integrativa, cujos resultados apontaram que: a troca de experiência entre os indivíduos e as características do meio são fundamentais para a conversão do conhecimento; a evasão dos colaboradores representa além da perda de conhecimentos e experiências, também um custo expressivo para as instituições.

Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Prim, M. A., Buchele, G. T., Dandolini, G. A., & Cunha, C. J. C. de A. (2016). CONVERSÃO DO CONHECIMENTO INDIVIDUAL EM ORGANIZACIONAL: DESAFIOS PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Pensamento &Amp; Realidade, 31(1), 17–36. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/27313